Com Clube de leitura, curso de Letras da UNITAU vence terceira edição do game Se joga

03/09/2021 15h33

Direito, Graduação, EAD, Extensão, Medicina Veterinária, Agronomia, História, Biologia, GAME, Se Joga!, Letras, Comunidade, Comunicação Social, Acontece, UNITAU

Desde o início do segundo semestre, o game Se joga tem movimentado a Universidade de Taubaté (UNITAU). A terceira edição do jogo trouxe um novo formato para integrar os calouros e veteranos dos cursos. Os alunos da graduação presencial e da Educação a distância foram desafiados a elaborar um projeto de extensão que tivesse como norte um dos objetivos da Carta do III Fórum de Extensão, para ser aplicado pela Universidade e que contribuísse com a comunidade.

As equipes foram formadas por um aluno como líder, cinco outros alunos (sendo pelo menos um ingressante) e um professor. O grupo vencedor terá seu projeto de extensão colocado em prática pela Pró-reitoria de Extensão (PREX) em 2022, e os alunos serão premiados com seis bolsas estudantis de R$250,00 de desconto nas mensalidades no primeiro semestre de 2022, prêmio concedido pela Pró-reitoria Estudantil (PRE).

“É algo que envolve toda a comunidade, o professor, o aluno e gera um impacto, que é o que a gente espera. Transformar aquilo que vemos em sala de aula em benefício da população, principalmente da população que mais necessita de conhecimento e acolhimento”, pontuou a Pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa, na live de encerramento da competição.

No dia 30 de agosto, as oito equipes inscritas apresentaram suas propostas em um pitch de 5 minutos, ao vivo, no canal da TV UNITAU. Os grupos expuseram suas ideias, relataram a demanda encontrada e as pessoas que sofrem com ela, a solução e o diferencial que garantia destaque em seu projeto. A banca de jurados foi composta pela Profa. Ma. Angela Popovici Berbare (Pró-reitora de Graduação), pela Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa (Pró-reitora de Extensão), pelo Prof. Dr. Renato Rocha (Pró-reitor de Administração), por Adriana Mussi (Vice-prefeita de Taubaté) e por Paloma Borges (Presidente do Diretório Central dos Estudantes).

Para a Pró-reitora Estudantil, Profa. Dra. Máyra Cecilia Dellú, este foi um momento de aprendizado riquíssimo e indispensável, que amplia as possibilidades profissionais e oferece aos alunos a possibilidade de concluir o ensino superior com efetivo retorno para a sociedade. “Fiquei muito feliz de ver várias iniciativas bacanas e importantes. São sementes de transformação na comunidade. Mobiliza os alunos sobre a importância de estender o nosso conhecimento, isso é que faz a diferença”, conclui.

Conheça os projetos apresentados:

O curso de Biologia apresentou o projeto “Animais urbanos: onde vivem e quem são”, que tem como objetivo ensinar estudantes do Ensino Fundamental I e II sobre a importância de espaços de conservação ambiental para a preservação da fauna de áreas urbanas.

A equipe do curso de História presencial expôs o projeto “Patrimônio vivo: (Re)conhecendo o Mercado Municipal de Taubaté”, que consiste em promover o conhecimento da comunidade sobre o bem patrimonial da cultura popular da cidade.

O grupo da Medicina Veterinária propôs o projeto “UNITAU AU AU”, que tem como intuito levar para as escolas animais domésticos, para conscientizar as crianças sobre respeito e responsabilidade.

A equipe da Agronomia projetou o “Reciclatau”, que visa promover o conhecimento sobre a coleta seletiva dentro da Universidade. O projeto tem como base a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), em acordo com os 17 objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS), que envolvem a área econômica, a social e a ambiental.

O Departamento de Comunicação Social trouxe a proposta da “Agência integra”, que tem como foco auxiliar o marketing da empresa de micro e pequenos empreendedores da cidade de Taubaté.

A proposta do curso de Direito “Ressocialização de ex-detentos: as articulações possíveis entre as organizações dos bairros e o Departamento de Direito da UNITAU” tem como finalidade criar um laço entre a Universidade e a sociedade civil para a reinserção de presidiários na população.

A equipe de História integrada apresentou o projeto “Memória e identidade: a recuperação das experiências sociais”, para a criação de uma plataforma em que a comunidade poderia preservar sua conexão com a sua história e com a de locais públicos, com o auxílio dos professores e dos estudantes.

Já a equipe vencedora da terceira edição do game Se joga, formada por estudantes do curso de Letras da UNITAU, idealizou um clube de leitura e escrita, o “Clube de Letras”. O projeto é voltado para alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, e pretende desenvolver a leitura e escrita dos estudantes, dialogando com suas percepções culturais e cognitivas. A equipe foi orientada pela Profa. Ma. Thais Travassos, com a participação da líder Karina Bittencourt, e dos alunos Gabriel Castro, Júlia Mafuz, Tatiana, Carolina Trabuco e Samuel Abreu.

“Estamos muito animados para colocar esse projeto em prática. Nós estamos passando por momentos muito difíceis, mas também estamos comemorando a volta das escolas, em que nós, professores e alunos, podemos estar juntos de novo. Então,ficamos muito felizes de poder levar essa proximidade tanto para o nosso Departamento de Letras, mas também para a comunidade de Taubaté”, comenta Karina Bittencourt, aluna do curso de Letras e líder da equipe vencedora.

A live ainda está disponível no canal da TV UNITAU.

Foto: Leonardo Oliveira

Bianca Guimarães