UNITAU tem alta procura para projetos de iniciação científica

26/08/2021 11h43

Pesquisa, Iniciação Científica, Oportunidade, UNITAU, Aluno

Em dois meses, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Universidade de Taubaté (UNITAU) recebeu 90 inscrições para o cadastro geral, uma iniciativa para o desenvolvimento do processo de iniciação científica. O processo de inscrição começou em junho e o primeiro fechamento foi finalizado em 1º de agosto. A maior demanda de interesse veio dos cursos de Medicina e de História, com mais de 50% dos inscritos.

“Foi muito significativo esse primeiro momento. A divulgação foi bem pontual, realizada pelo site da Universidade e encaminhada aos Departamentos. Conseguimos identificar uma demanda de interesse dos cursos de Medicina e de História. Contudo, alguns cursos, nos quais professores orientadores geralmente concorrem às bolsas com projetos, não tiveram nenhum inscrito, um fato que chamou atenção, pois esperávamos que houvesse maior interesse dos alunos, uma vez que há projetos inscritos”, comenta a Profa. Dra. Viviane Fushimi Velloso, uma das responsáveis pelo cadastro geral.

Segundo a professora, houve maior procura por parte dos estudantes das áreas de biociências e saúde, que representam 60 inscritos no projeto. “A motivação dos alunos é estimulada pelos professores, coordenadores e diretores dos departamentos. A área de biociência e saúde, tradicionalmente, tem uma produção científica mais intensa. Uma característica importante é que muitos professores dessa área têm linhas de pesquisas e projetos ligados à pós-graduação, o que intensifica a produção científica e, consequentemente, uma produção maior de projetos de Iniciação Científica”, destaca.

O foco para as próximas etapas será divulgar aos interessados a importância da ação para a vida estudantil. Além disso, os próximos passos também envolvem atrair a atenção dos departamentos para uma maior procura e participação nos grupos de pesquisa vinculados ao programa.

“Neste segundo semestre, fomos surpreendidos com um colapso do sistema do CNPq, que inviabilizou nosso primeiro contato com os alunos. O acesso ao preenchimento do currículo lattes foi reestabelecido na semana passada. A Plataforma Carlos Chagas também teve seu acesso restaurado. Com isso, vamos atualizar nosso cronograma de atividades em breve para divulgar aos interessados em conhecer um pouco mais sobre ciência e a importância da iniciação científica para a vida do estudante”, ressalta a docente.

O projeto visa colaborar com os professores-orientadores para identificarem os potenciais candidatos à seleção de bolsistas dos editais Pibic, CNPq, Pibic UNITAU e Pibic VOL. As inscrições seguem em aberto, e os interessados podem acessar o formulário.

Para mais informações, os interessados podem enviar um e-mail para prog.ic@unitau.br.

Liliane Carvalho