Semanas Pedagógicas da UNITAU trazem temas atuais para discussão entre docentes, alunos e sociedade

20/08/2021 18h07 ⋅ Atualizada em 26/08/2021 11h24

Biologia, Psicologia, Educação Física, Estética e Cosmética, Destaque, Semana Pedagógica, Comunicação Social, Fisioterapia, UNITAU

 

A volta às aulas nos cursos de graduação da Universidade de Taubaté (UNITAU) é marcada pelas semanas pedagógicas, encontros realizados pelos alunos e professores dos cursos da Universidade. São eventos com conteúdos específicos de cada área, com o objetivo de oferecer aos universitários a oportunidade de aprofundar o conteúdo aprendido em sala de aula, incentivar a troca de experiências e proporcionar o contato com profissionais experientes. Com a chegada do novo coronavírus e as restrições impostas pela pandemia, as atividades foram readequadas para o modelo online, o que possibilitou uma maior participação não só da comunidade acadêmica, mas também da sociedade.

Para a Pró-reitora de Graduação, Profa. Ma. Angela Popovici Berbare, as semanas pedagógicas articulam as diferentes dimensões da Instituição como a pesquisa e a extensão, o que contribui para um melhor desenvolvimento profissional dos alunos. “Considero também que a participação da comunidade externa nos eventos reforça os laços de identidade dos munícipes com a nossa Universidade, pois as palestras podem tratar de questões fundamentais do ponto de vista local e regional”, expõe.

Para escolher os melhores assuntos para as discussões durante a semana, o estudante do 8° semestre do curso de Biologia, Gustavo Vitor dos Santos, conta que o Diretório Acadêmico (D.A) realizou uma pesquisa nas redes sociais para saber qual o interesse dos alunos. Ele ainda menciona algumas das pautas que serão debatidas “Escolhemos uma variedade muito grande de temas, alguns relacionados ao coronavírus e a saúde da mulher, outros assuntos ligados a educação, zoologia, genética e até fotografia ambiental”, pontua.

A Profa. Ma. Marisa Cardoso, Diretora do Departamento de Ciências Biológicas, explica que ao organizar uma semana pedagógica o estudante trabalha competências, que serão seu diferencial profissional. “A organização da semana possibilita o desenvolvimento de habilidades interpessoais, que a formação técnica das disciplinas muitas vezes não consegue proporcionar de forma tão instigante e desafiadora”, conta. “O foco principal do evento é a ampliação de horizontes, tanto para os acadêmicos, quanto para a comunidade. É a divulgação da ciência de forma acessível, agora remotamente, feita por especialistas para a comunidade acadêmica e externa à Universidade”, finaliza.    

Confira o cronograma das semanas pedagógicas dos cursos da UNITAU:

(A programação abaixo será atualizada ao longo da semana)

 23/08 a 27/08 – Semana pedagógica do Departamento de Psicologia

23/08 a 26/08 – Semana pedagógica do Departamento de Fisioterapia

30/08 a 03/09 – Semana pedagógica do Departamento de Biologia

30/08 a 03/09 – Semana pedagógica do Departamento de Comunicação Social

01/09 a 03/09 – Semana pedagógica do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética

08/09 a 10/09 – Semana pedagógica do Departamento de Educação Física

Bianca Guimarães
ACOM/UNITAU