Congresso internacional da UNITAU valoriza a ciência

19/08/2021 10h19 ⋅ Atualizada em 20/08/2021 19h14

CICTED, Inscrições, Iniciação Científica, Oportunidade, UNITAU

A Universidade de Taubaté (UNITAU) tem como missão institucional desenvolver, difundir e produzir conhecimento em todos os níveis educacionais, mediante ações integradas de ensino, pesquisa e extensão. Diante dessa premissa, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação  promoverá, em 2021, a X edição do Cicted – Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento, o maior evento científico da região, o qual será realizado virtualmente, nos dias 20, 21 e 22 de outubro.

O Cicted está inserido nas atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, e a temática deste ano será: "a transversalidade da ciência e tecnologia e inovações para o planeta”.

Ciência, tecnologia e inovação são, no cenário mundial, instrumentos necessários para o desenvolvimento, crescimento econômico e democratização de oportunidades, ou seja, são fundamentais para o avanço da sociedade.

O Cicted cria um ambiente propício para a troca de conhecimento entre pesquisadores,  professores e alunos, tanto da graduação como pós-graduação; possibilita a participação de profissionais das indústrias, da área de prestação de serviços, gestão empresarial e empreendedorismo. A UNITAU possui parceria firmada no segmento de inovação e tecnologia, favorecendo, deste modo, o contato e a troca de experiências entre profissionais e alunos; integração esta fundamental para possibilitar que todo esse conhecimento se transforme em inovação por meio desta interação com o setor produtivo.

A UNITAU tem atingido o objetivo de formar recursos humanos conscientes da realidade brasileira, especialmente a do Vale do Paraíba, e profissionais competentes para o mercado de trabalho, quer nas empresas, quer no serviço público, ou até mesmo na própria Universidade. Como consequência de sua constante e decisiva atuação, constata-se nítida integração Universidade-Empresa-Comunidade, cujos reflexos se fazem sentir, primordialmente, pela elevação dos padrões humanísticos, tecnológicos e assistenciais de toda a região.

O Cicted vem apresentando,  ao longo dos últimos anos, um cenário positivo, com crescimento consistente e contínuo, com a busca constante pela qualidade e aprimoramento, visando possibilitar aos participantes a oportunidade de aperfeiçoar sua formação, a partir do processo de construção e sistematização do conhecimento oriundo da troca de experiências.

A Universidade de Taubaté visa, com a realização do X CICTED, ser reconhecida não apenas como referência regional, mas ampliar sua atuação no âmbito nacional e internacional, conquistar excelência tecnológica, científica e educacional por meio da integração, da troca de conhecimento e de experiências entre as diversas áreas de conhecimento e diferentes níveis de formação.

As inscrições para a submissão dos trabalhos já estão abertas e podem ser feitas até o dia 19 de setembro. Acesse a página do X CICTED (https://unitau.br/cicted/) para mais informações e participe!

Prof. Dr. Alexandre Prado Scherma

Presidente do X CICTED