PRPPG retoma atividades com oficinas sobre meio ambiente e metodologias

17/08/2021 16h50 ⋅ Atualizada em 20/08/2021 17h49

Oficinas, Pesquisa Científica, Oportunidade, Conhecimento, Pós-graduação

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade de Taubaté (UNITAU) retoma suas atividades do segundo semestre com duas oficinas. No dia 19 de agosto, às 18h, o tema da 43ª oficina será “Energias Renováveis - Uso de energia solar como substituto da energia elétrica convencional: um estudo de caso”, com o Prof. Esp. em Administração de Produção e Materiais II, Luiz AntonioBovo, por meio da plataforma Teams.A próxima oficina ocorrerá no dia 25, às 18h, com o tema “Metodologia de pesquisa – parte 5: Desmistificando os procedimentos do Comitê de Ética em Pesquisa”, com a Profa. Dra. Wendry Maria Paixão Pereira, também pelo Teams. As inscrições para as oficinas já estão abertas.

As fontes de energia renováveis representam opções de baixo impacto ao meio ambiente. A energia solar, por exemplo, é considerada uma fonte limpa e renovável, além de apresentar um bom custo-benefício. “A oficina permitirá ao aluno entender o processo de implantação do sistema de geração fotovoltaico (energia solar). Muitas empresas ou mesmo residências familiares irão passar a utilizá-la num futuro muito próximo e precisarão de profissionais com conhecimento no assunto”, explica o Prof. Luiz.

Além disso, visando fazer do aluno também um bom pesquisador, a 44ª oficina abordará os aspectos éticos de uma pesquisa, as principais resoluções que a regem e explanará sobre os benefícios e riscos que existem na atividade. “As metodologias de pesquisas são balizadoras das evidências científicas, é por meio delas que ratificamos as melhores ações de saúde, serviços,tratamentos, técnicas eficazes e os medicamentos mais assertivos”, comenta a palestrante da oficina, Profa. Wendry.

As pesquisas das vacinas para a covid-19, por exemplo, passaram por procedimentos, analises clínicas e laboratoriais e obtiveram a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). “As pesquisas contribuem também para uma nova oportunidade, ou seja, um outro nicho no mercado de trabalho, o de pesquisador”, pontua a professora.

O principal objetivo das oficinas da PRPPG da UNITAU é incentivar as atividades de pesquisa, promover o conhecimento, além de despertar o interesse do aluno sobre os benefícios da formação de um bom pesquisador. " As oficinas podem proporcionar ao aluno melhor inserção e preparo adequado para superar os desafios diários. Inclusive ter diferenciais em processos seletivos quando do ingresso no mercado de trabalho", comenta a Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Profa. Dra. Sheila Cavalca Cortelli.

Participe das oficinas!

Linda Uberti