Epava contabiliza 28 trabalhos aprovados

17/08/2021 08h53

Encontro Virtual, Aluno, Professor, Pesquisa, Live

A comissão organizadora do Encontro de Professores e Alunos do Vale do Paraíba (Epava) contabilizou a aprovação de 28 trabalhos para serem apresentados na primeira edição do evento.

Do total de trabalhos aprovados, 12 são relatos de experiências e 16 são resumos para comunicações acadêmicas. O Epava é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU) e acontece no dia 28 de agosto, com o objetivo de promover uma educação inclusiva e de fortalecer os agentes de transformação social em suas comunidades.

“Por ser a primeira edição do Epava, e ainda no segmento remoto, ficamos bem satisfeitos com a quantidade de propostas. Tivemos pouco mais de 30 trabalhos enviados. Aprovados foram 28. A temática também é bem satisfatória, uma vez que contempla as mais diversas áreas do saber: ensino de línguas, literatura, formação de professor, ensino remoto, educação física, meio ambiente, racismo, dentre outras”, afirma o Prof. Dr. Francisco Estefogo, que integra a comissão organizadora do evento.

Segundo o professor Estefogo, o encontro também cumpre seu objetivo de garantir uma representatividade regional, chegando a ultrapassar os limites do Vale do Paraíba. “Certamente, a grande maioria das propostas é do Vale do Paraíba. Há também da grande São Paulo e de outros municípios mais distantes”.

A programação do encontro no dia 28 vai contar com duas conferências no período da manhã e dois relatos de experiência. A transmissão das atividades vai ser pela TV UNITAU no Youtube. O período da tarde vai ser dedicado à apresentação dos trabalhos.

“Na conferência de abertura, a Profa. Dra. Fernanda Liberali discorrerá sobre a importância do nosso papel agentivo como transformadores sociais. O foco recai não somente na escola, mas em toda a comunidade escolar: professores, coordenadores, alunos, pais, enfim, todos. A segunda palestra, proferida pela Profa. Dra. Antonieta Megale, trará à baila a potencialidade das narrativas que entremeam o universo escolar como catalisadores de mudanças”, complementa o professor Estefogo.

As inscrições para participação no evento seguem abertas a todo o público interessado e podem ser feitas aqui. “A comissão organizadora vislumbrou o Epava como um evento que permitirá a articulação entre os professores que estão lá, no chão da fábrica como diz o ditado, com muita dedicação e resiliência, nas salas de aula, propondo práticas educativas que façam a diferença na vida desses alunos”, finaliza.