Live apresenta experiências do projeto Entrelaçar

16/08/2021 09h50

EdUNITAU, Livro, Live, Acontece, TV UNITAU

O projeto Entrelaçar, desenvolvido pelo Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU), promove no dia 20 de agosto uma live para apresentar as experiências de duas professoras que integram o e-book de estreia.

A Profa. Ma. Ivone  Ferreira  de  Alcantara  Oliveira,  que leciona língua portuguesa em uma escola de ensino médio em tempo integral da cidade de Pimenta Bueno (RO), aponta caminhos trilhados para incutir em seus alunos uma consciência crítica, capacidade de análise e argumentação para a redação do Exame nacional do ensino médio (ENEM).

Já a Profa. Ma. Analídia Tafuri, responsável pela disciplina de língua portuguesa na rede estadual de ensino na cidade de Taubaté (SP), buscou mesclar a tecnologia digital da informação à leitura de textos literários para a elaboração de minicontos.

As duas iniciativas acima foram divulgadas ao final de junho pela EdUNITAU, em formato de e-book. Até agora, já são mais de 100 acessos à primeira publicação deste projeto, cujo principal objetivo é tornar acessível a linguagem acadêmica praticada no ambiente de pós-graduação, favorecendo a transmissão do conhecimento por parte dos professores da educação básica das redes pública e particular de ensino fundamental e de ensino médio.

“Escolhemos essas duas experiências porque a temática interessa, têm unidade, foram desenvolvidas com sucesso na sala de aula e estão de acordo com a Base nacional comum curricular (BNCC)”, afirma a Profa. Dra. Maria Aparecida Garcia Lopes Rossi, que integra a equipe do Entrelaçar.

Segundo a Profa. Maria Aparecida, o projeto tem como prioridade servir de inspiração aos docentes, tornando mais acessível o acesso a propostas pedagógicas concretas, bem fundamentadas e qualificadas. “Montamos uma estrutura básica para facilitar o entendimento dos professores. Essa mesma estrutura será aplicada nos outros volumes”, complementa.

A transmissão de “Laços e enlaces - live Entrelaçar: uma articulação entre a pesquisa e sua aplicação na educação básica” acontece a partir das 17h pela TV UNITAU no Youtube.

“Faremos uma apresentação bastante dinâmica e teremos um momento de fala para as duas autoras”, finaliza a professora.