UNITAU abre inscrições para submissão de trabalhos ao X Cicted

09/08/2021 18h22 ⋅ Atualizada em 10/08/2021 22h35

CICTED, Inscrições, Pesquisa Científica, Acontece, UNITAU

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Universidade de Taubaté (UNITAU) abriu, nesta segunda-feira, dia 9 de agosto, as inscrições para a submissão de trabalhos ao X Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted).

A submissão dos trabalhos pode ser feita até o dia 19 de setembro, em conformidade com as especificações das normas gerais do Congresso. Os interessados também podem assistir a um vídeo com explicações a respeito do processo de inscrição. Assim como na edição anterior, o X Cicted será realizado de forma remota. O evento acontece de 20 a 22 de outubro.

O X Cicted acontecerá durante o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações e incorpora o tema “A transversalidade da ciência e tecnologia e inovações para o planeta”.

“Transversalidade é uma palavra que contempla as necessidades do momento. Com a tecnologia em alta, com as atividades remotas, o acesso ao conhecimento e à informação tornou-se mais capilarizado. Entretanto, a absorção desse conhecimento ainda é dificultada porque ela passa por questões individuais e coletivas. Como o indivíduo foi educado, qual o seu nível de escolaridade, quais são as oportunidades, como são os sistemas públicos de saúde, de educação de transporte. Um indivíduo inserido em sua comunidade permeia o como e o quanto ele é capaz de receber uma informação”, afirma a Pró-reitora de Pesquisa e Graduação, Profa. Dra. Sheila Cavalca Cortelli.

Para a Pró-reitora, a transversalidade tem como prioridade a democratização do conhecimento. “Pensar hoje na ciência e na tecnologia de forma transversal  nos traz a ideia e o conceito de romper barreiras, de que a informação e a ciência cheguem a todos os lares e a todas as pessoas e, o mais importante, de uma maneira que elas compreendam e faça sentido para elas”.

A semente do Cicted, de acordo com a Pró-reitora, começou a ser germinada em 1995 com o primeiro encontro de iniciação científica (Enic) realizado pela UNITAU. Com o passar dos anos, outros eventos foram criados, até que todos passaram a ser agregados dentro do Congresso. “O Cicted nasceu a partir de uma reunião de iniciação científica e foi congregando outros eventos. Chegar à décima edição nesse formato mais robusto, mais voltado à ciência e à tecnologia, é motivo de orgulho para a Instituição”.

Nos últimos nove anos, foram mais de 10.060 trabalhos apresentados no Cicted. A edição de 2020 contou com a submissão de 533 trabalhos, dos quais 451 foram selecionados para apresentação.

“Acredito que o número de inscritos deste ano venha a aumentar. Buscamos fazer tudo da melhor maneira possível e o formato remoto do Cicted permite que essa participação cresça, inclusive com a viabilização de um perfil de internacionalização cada vez maior”, afirma o Prof. Dr. Alexandre Prado Scherma, presidente da Comissão organizadora do evento.

As categorias disponíveis para a submissão de trabalhos são: Encontro de Iniciação Científica (ENIC), Mostra de Pós-graduação (MPG) e Projeto de Pesquisa e Inovação (PP&I Graduação PP&I Pós-graduação).

“Reduzimos um pouco as categorias (Enic Kids / ENIC Teen e Enic Júnior) em função da excepcionalidade da pandemia e da exposição das crianças e jovens às redes sociais”, complementa o presidente da Comissão organizadora.

O X Cicted mantém o formato de avaliação dos trabalhos com a votação por meio de um aplicativo. No ano passado, cerca de 1.700 pessoas participaram da avaliação. O aplicativo Cicted UNITAU foi acessado mais de 3.600 vezes, com a contabilização de 4.351 votos.

A grade científica do evento está em fase final de preparação. Mais informações sobre o X Cicted você encontra aqui.