Projeto Entrelaçar leva trabalho acadêmico para a sala de aula

09/08/2021 09h46

Pesquisa Científica, Educação, Professor, Aluno, Livro

Experiências pedagógicas relatadas por pesquisadores de Pimenta Bueno (RO) e de Taubaté (SP), cidades separadas por 2.081 quilômetros, são os primeiros fios que compõem a trama do projeto Entrelaçar, desenvolvido pelo Mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU).

As duas iniciativas acima foram divulgadas no final de junho pela EdUNITAU, em formato de e-book. Até agora, já são mais de 100 acessos à primeira publicação deste projeto, cujo principal objetivo é tornar acessível a linguagem acadêmica praticada pelo ambiente de pós-graduação, favorecendo a transmissão do conhecimento por parte dos professores da Educação Básica das redes pública e particular de Ensino Fundamental e de Ensino Médio.

“O projeto Entrelaçar tem o objetivo de dar uma degustação, sem perder o teor acadêmico, sem desmerecer a estrutura do trabalho acadêmico, sem banalizar essa estrutura reconhecida mundialmente. Pretendemos que esse projeto seja um resumo guiado para que, depois, o professor possa ir para a dissertação. Nossa ideia principal é aumentar o impacto na comunidade”, afirma a Profa. Dra. Vânia de Moraes, que integra a equipe responsável pelo projeto.

Para a professora, a relevância do projeto está na construção de uma ponte que permita ao professor enriquecer seu planejamento para aulas que despertem o interesse dos alunos.

“O conhecimento científico precisa sair para fora dos muros da Universidade. O professor chega em casa cansado, sobrecarregado, tem dificuldade em planejar e em promover aulas inovadoras. Queremos ajudá-lo”.

Outra vertente do projeto é a identificação de seu público, com a formação de um banco de dados com o perfil de quem acessa o material disponibilizado.

“A gente ainda não tem, de fato, noção de para quem chega o trabalho que produzimos. Queremos o contato dessas pessoas, saber quem são, identificar o perfil”, complementa a Profa. Vânia.

Segundo ela, inicialmente, devem ser publicados de dois a três livros por ano. “Posteriormente, queremos aumentar o grau de interatividade, trazer letras de músicas, trechos de séries, links. Esperamos que o Entrelaçar seja uma produção viva”.

A equipe do projeto programou para o próximo dia 20 uma live de apresentação. “Laços e enlaces – live Entrelaçar: uma articulação entre a pesquisa e sua aplicação na Educação Básica” acontece a partir das 17h. A programação do evento está em fase final de elaboração.