Vencedora do Cicted destaca potencial transformador da educação

04/08/2021 10h09

Educação, Pedagogia, Pesquisa, CICTED, Agroecologia

Em outubro do ano passado, a 2.370 quilômetros de distância de Taubaté, a pedagoga Kelly Cristina Figueiredo Guimarães era surpreendida com a classificação de seu projeto em primeiro lugar na nona edição do Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento (Cicted).

Kelly apresentou o projeto “Agricultura familiar: possibilidades de sustentabilidade no núcleo de produção agrícola III Boa Sorte, Araguatins (TO)”. Ela venceu a categoria Projeto de Pesquisa e Inovação. “Divulguei meu trabalho sem qualquer perspectiva. Fui passando a cada votação e acabei vencendo. Foi maravilhoso”, afirma a jovem pesquisadora.

A aluna do mestrado em Ciências Ambientais da Universidade de Taubaté (UNITAU) integra a turma especial do polo de Imperatriz (MA). Kelly  trabalha no Instituto Federal do Tocantins e busca, com sua pesquisa, conhecimento que possa melhorar a qualidade de vida e a sustentabilidade dos sistemas produtivos da comunidade do assentamento, composta por 27 agricultores. O objetivo é que o projeto esteja concluído até o final deste ano.

“A maioria dos produtores do assentamento é de idosos, e os filhos vão saindo de lá a medida que não identificam perspectivas e oportunidades”.

Na semana em que é comemorado o Dia nacional dos profissionais da educação, em 6 de agosto, trazemos a história de Kelly e o seu exemplo na busca pela construção de um mundo melhor, ajudando a formar cidadãos críticos e reflexivos.

Confira, abaixo, trechos da entrevista. Mais informações sobre o Cicted e os preparativos para a sua décima edição você encontra aqui.

ACOM/UNITAU - Por que você escolheu ser pedagoga?

Kelly Cristina Figueiredo Guimarães - A pedagogia, além de ser uma área com várias possiblidades de atuação, nos dá uma visão crítica do mundo e nos ajuda a enxergar o outro e a compreender as suas necessidades. O processo de aprendizagem humana é tão complexo e nós temos a oportunidade de estudar a partir de tantos estudiosos importantes como funcionam esses mecanismos, compreendendo um pouco desse processo.

ACOM/UNITAU - A educação é um fim ou um meio?

Kelly - Eu penso que a educação é o caminho para minimizar tantas mazelas que existem no país, a pobreza, a violência e todas as formas de preconceito. O pedagogo tem o importante papel social de contribuir com a sociedade, ajudando a transformá-la de forma crítica e reflexiva.

ACOM/UNITAU - Como o profissional de educação pode colaborar como um agente de transformação em sua comunidade?

Kelly - O profissional da educação traz na sua essência a reflexão acerca do mundo e do ambiente que o rodeia. Ele pode se tornar um agente transformador a partir do momento em que se posiciona frente às necessidades da sua comunidade e busca, nas discussões, formas de contribuir com a resolução dos problemas.

ACOM/UNITAU - Quais são as principais características de um bom professor?

Kelly - Há professores que são marcantes nas nossas vidas. Professor pode e deve fazer a diferença na vida dos seus alunos, nos fazendo evoluir e refletir a partir do seu trabalho e de suas ações. Eles se tornam modelos de cidadãos a serem seguidos, mostrando a todos que é importante ter uma consciência crítica diante de tantos problemas sociais.

ACOM/UNITAU - Por que você escolheu a UNITAU para a sua pós?

Kelly - A Universidade de Taubaté é uma instituição de prestígio, além se ser, na minha opinião, uma das melhores universidades do país. É uma instituição acessível não só financeiramente, mas tecnologicamente, com professores excelentes, bastante capacitados. Todos os cursos são bem avaliados pela Capes e, principalmente, nos permitem uma formação de qualidade. Além disso, a UNITAU foi muito bem recomendada por alguns colegas de trabalho que já cursaram pós-graduação.

ACOM/UNITAU - Quais os resultados que você espera com o seu projeto de pesquisa?

Kelly - O projeto sobre agricultura familiar no município é extremamente relevante, principalmente por que é a agricultura familiar que ajuda a aquecera economia. Conhecer e tornar conhecidas as vivências desses agricultores é essencial para contribuir com o trabalho que eles já fazem. A partir desse estudo, poderá ser possível conhecer, por exemplo, o quão desejável seria a presença de assistência técnica que orientasse as atividades produtivas já desenvolvidas pela comunidade, de modo a torná-las, cada vez mais, sustentáveis do ponto de vista econômico, ambiental e social. Um ponto muito importante desse trabalho foi poder ter contato com a percepção que os moradores têm sobre a conservação dos recursos naturais, visto que o assentamento pesquisado está localizado numa área de preservação ambiental que abriga várias nascentes.

ACOM/UNITAU - Qual foi sua reação ao ser premiada no Cicted?

Kelly - Na verdade, para mim foi uma surpresa muito grande e, ao mesmo tempo,foi uma enorme satisfação receber o primeiro lugar em Projeto de Pesquisa e Inovação dentre tantos projetos apresentados no Cicted. Foi a primeira vez que eu participei desse congresso e fiquei feliz ao ver nosso trabalho, meu e da minha orientadora, Profa. Dra. Adriana MascaretteLabinas, sendo reconhecido num evento tão importante para a ciência no país. Creio que, por ser um projeto sobre aspectos da sustentabilidade dentro do tema agricultura familiar, ele traz uma reflexão sobre a produção de alimentos, meio ambiente e futuras gerações.

ACOM/UNITAU - Qual a relevância desse prêmio para você?

Kelly - O prêmio é uma recompensa por um trabalho realizado, mas o que importa essencialmente é levar a informação e buscar o conhecimento como uma forma de evolução.