Universitários promovem ação de incentivo à leitura para alunos do Colégio UNITAU

02/08/2021 14h48 ⋅ Atualizada em 02/08/2021 17h56

Acontece, Destaque, Aluno, Colégio, UNITAU, Férias

Durante o mês de julho, período de férias escolares, alunos, professores e funcionários da Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi, da Universidade de Taubaté (UNITAU), participaram de uma ação online inédita, que despertou muita curiosidade pela leitura. Foi por meio da campanha “Viaje para lugares fantásticos em casa”, idealizada por universitários do curso de Tecnologia em Design Gráfico da UNITAU, que estudantes de várias faixas etárias do Colégio puderam observar outras perspectivas.

A ação, realizada por meio das redes sociais do Colégio (instagram e facebook), foi conduzida por uma equipe de bolsistas da Central de Comunicação da Universidade (ACOM). Estudantes dos cursos de Jornalismo, Relações Públicas, Publicidade e Propaganda, Produção Audiovisual e Design Gráfico, com o acompanhamento dos gestores de cada núcleo, foram os responsáveis por planejar e executar as tarefas de acordo com a proposta inicial.

“Eu acho que a ação serviu para agregar conhecimentos tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, para nós, uma vez que precisamos pensar em diferentes públicos e em um período desafiador, que são as férias. A melhor parte, sem dúvidas, foi receber o feedback das nossas ações e os resultados que conseguimos”, relata Liliane Carvalho Oliveira, aluna do 4º semestre do curso de Jornalismo, e uma das responsáveis pelo desenvolvimento das atividades.

De acordo com a estudante do 2º semestre do curso de Relações Públicas, Yasmin Costa dos Santos, integrante da equipe, colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e durante o estágio trouxe mais proximidade com a profissão que escolheu e ainda proporcionou um momento de satisfação pessoal. “Para mim, foi extremamente importante ter participado de uma campanha para incentivar a leitura dos alunos, porque, além de ser um dos meus passatempos favoritos, gostaria que todos tivessem a experiência dos benefícios que ela traz”, conta.

Foram dias de muita contação de história, dicas de leitura para toda a família, lives e ainda o lançamento de um “filtro” de instagram personalizado com perguntas e respostas sobre livros, um verdadeiro desafio descontraído. Para a Diretora do Colégio UNITAU, Profa. Andréia Maria de Andrade Santos, o incentivo à leitura deve ser constante. Ela avalia que a campanha desenvolvida durante o período de férias estimulou alunos e docentes na busca por novas literaturas. “Eu achei bem bacana porque, mesmo de férias, os professores comentavam nos grupos. Todos acharam a ideia maravilhosa e a participação foi extremamente importante”, comenta.

Volta às aulas

O segundo semestre na Escola de Aplicação Dr. Alfredo José Balbi já foi iniciado. Na última terça-feira (27 de julho), alunos e servidores retornaram, de forma escalonada, às atividades presenciais. A previsão é de que, com o novo ato executivo da Reitoria da Universidade de Taubaté 032/2021, que estabelece novas diretrizes, e que vai ao encontro da deliberação do Conselho Estadual de Educação (CEE) nº 201/2021, todos os alunos retornem gradualmente, sem um revezamento, para as atividades presenciais.

“O retorno é facultativo e os pais que optarem pela manutenção do ensino remoto devem formalizar essa escolha, preenchendo o termo de compromisso e de acompanhamento pedagógico, no período de 2 a 5 de agosto, na secretaria do Colégio ou por e-mail”, esclarece a Diretora. A professora ainda ressalta que todos os protocolos de biossegurança permanecem rígidos e que o uso de máscara de proteção facial, álcool em gel, lavagem das mãos e o distanciamento social são indispensáveis.

Mais informações podem ser obtidas nos telefones (12) 3625-4249 ou no (12) 99224-9174 (whatsapp).

Calendário escolar

A volta às aulas trouxe muita animação para o segundo semestre. Na última sexta-feira (30), por exemplo, foi dia de “Festa julina”, um tradicional evento da Escola de Aplicação, previsto no calendário escolar. Com todos os protocolos de biossegurança, alunos e familiares retiraram “kits” para a “festança” online, que trouxe o tradicional bingo para o formato virtual.