UNITAU traz encontros online sobre ciência e educação financeira, em programação de volta às aulas

30/07/2021 12h39 ⋅ Atualizada em 05/08/2021 22h10

Pós-graduação, EAD, Graduação, Universidade do futuro, Ensino Superior, Volta às aulas, Segundo Semestre, Aluno, Professor, departamento, UNITAU

 

A volta às aulas da Universidade de Taubaté (UNITAU) será marcada por muito conhecimento e tecnologia. Na próxima segunda-feira (2) calouros e veteranos terão a oportunidade de participar de duas aulas inaugurais, que acontecerão de forma online. Às 9h, o biólogo e egresso da UNITAU, Luiz Gustavo Góes e Mellanie Fontes Dutra, biomédica, irão trazer um tema muito atual para a discussão “Ciência em evidência no profissional do futuro”. No período noturno, às 19h, será a vez das psicólogas, Profa. Dra. Andreza Manfredini e Dra. Valéria Maria Meirelles, trazerem a reflexão sobre “A educação financeira na trajetória profissional”. A transmissão acontecerá pelo canal da TV UNITAU e todos podem interagir por meio do chat ao vivo.

A Pró-reitora estudantil, Profa. Dra. Máyra Cecília Dellú, conta que as aulas inaugurais são um momento de acolhimento tanto dos alunos ingressantes quanto dos veteranos. Esse período também é uma oportunidade para os alunos refletirem e ampliarem os conhecimentos sobre o ensino superior, aproveitando as oportunidades existentes na Universidade e, assim, estarão cada vez mais preparados para o mercado de trabalho.

“O tema que será abordado na primeira palestra é uma ótima chance para discutir a importância da evidência científica na prática profissional, independente da profissão escolhida pelo aluno. A segunda palestra também é um assunto indispensável ao desenvolvimento pessoal e profissional. O que a gente quer é despertar essa organização, esse planejamento, esse cuidado com a ‘saúde do bolso’, para que o aluno consiga cumprir com a sua jornada acadêmica e ter uma boa saúde financeira durante esse processo”, pontua a Pró-reitora estudantil.

Para a neurocientista Mellanie os avanços tecnológicos vêm de um conjunto de evidências que foram gerados ao longo do tempo, por meio da ciência e dos seus métodos. Por isso, é preciso cada vez mais discutir a relevância do estudo científico para os avanços dos profissionais de hoje e do futuro. “Nós precisamos que a sociedade observe e se familiarize mais com a ciência porque é por meio dela que nós vamos ter uma sociedade muito mais protegida em diversos termos. A ciência é um pilar muito sólido do conhecimento. Todo conhecimento que nós agregamos independente da área, foi gerado através da ciência”, expõe a biomédica.

No segundo momento do encontro online, às 19h, a Professora Andreza Manfredini, especialista em psicologia econômica, e a psicóloga Dra. Valéria Maria Meirelles, especialista em psicologia do dinheiro irão debater sobre a importância da educação financeira. Para Andreza, o aluno deve buscar a educação financeira para ter uma carreira de sucesso, pois saber administrar dinheiro não é apenas uma questão racional, mas sim psicológica.

“A educação financeira não se trata apenas de contabilizar dinheiro, mas sim de se reconhecer para entender qual a sua relação com o dinheiro e o que você precisa para melhorar essa relação. Os alunos podem ir de mente aberta, pois queremos ajudá-los a nortear melhor o seu destino profissional e o que ele precisa para cuidar da sua saúde financeira”, relata a psicóloga.

Participe!

UNITAU, a Universidade do futuro.

Bianca Guimarães
ACOM/UNITAU