Reitora da UNITAU participa de encontro com o ministro da Educação

15/07/2021 12h26 ⋅ Atualizada em 22/07/2021 12h39

Reitoria, UNITAU, MEC, Oportunidade, Gestão

A reitora da Universidade de Taubaté (UNITAU), Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes, participou na tarde de quarta-feira, dia 14 de julho, de um encontro em Brasília com o ministro da Educação, Milton Ribeiro, para a apresentação de reivindicações das Instituições de ensino superior (IES) municipais.

Profa. Nara, que segue em seu terceiro ano de gestão na maior universidade municipal do país, também é vice-presidente da Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo (Aimes-SP). Ela integrou uma comitiva composta pela diretoria da Associação nacional das instituições municipais de ensino superior (Animes).

Durante o encontro, foram apresentados ao ministro e equipe dados a respeito do setor e algumas dificuldades enfrentadas, entre elas a falta de orçamento público para custeio e exclusão dos editais e das políticas públicas educacionais e de pesquisas, gerenciadas pelo MEC/FNDE/INEP.

O ministro Milton Ribeiro se comprometeu em incluir um ou mais representantes indicados pela Animes no Conselho responsável pela gestão e fiscalização dos recursos do FNDE. Também devem ocorrer reuniões com a equipe técnica do MEC para a busca de uma forma legal que permita o repasse de recursos financeiros para as IES municipais. Entre as sugestões apresentadas para viabilizar esta possibilidade está a compra de vagas ociosas das instituições por parte do Governo Federal.

“O ministro foi muito atencioso conosco e ficou sensibilizado com a abrangência de nossas instituições no Brasil. Somadas todas as instituições municipais, temos mais de 200 mil alunos. Ele disse que o nosso modelo é muito interessante e que, agora com a câmara técnica, vamos desenvolver os estudos para viabilizar a oferta de nossas vagas ociosas para o governo federal, em uma espécie de Prouni para as Instituições de ensino superior municipais”, afirma a reitora da UNITAU.