Projetos de Extensão da UNITAU consolidam alinhamento com demandas da comunidade

13/07/2021 14h34

Extensão, Comunidade, Fórum de extensão, UNITAU, Compromisso

Balanço realizado pela Pró-Reitoria de Extensão (PREX) da Universidade de Taubaté (UNITAU) demonstra que a grande maioria dos projetos desenvolvidos pela instituição está alinhada com as demandas apresentadas pelas comunidades.

O balanço levou em conta as diretrizes encaminhadas pelos participantes do II Fo?rum UNITAU “Por uma Sociedade Melhor”, realizado em 7 de novembro de 2020 com o tema “Universidade e comunidade: parcerias para a sustentabilidade”. A carta gerada nesta segunda edição do fórum contou com 26 diretrizes registradas, das quais 19 (73%) foram atendidas pelos projetos de extensão. Além disso, dos 29 projetos de extensão em atividade atualmente, 25 (86%) deles atenderam a pelo menos uma diretriz apresentada.

Entre os projetos de extensão, por exemplo, dois deles reúnem um total de sete diretrizes atendidas nas áreas de saúde e cultura.

O projeto “InformaDor” realiza intervenções com foco na prevenção e reabilitação de dores de origem musculoesquelética. Atualmente atende crianças, adolescentes e adultos. Na escola SEDES são desenvolvidas atividades de prevenção de lesões musculoesqueléticas com  crianças e adolescentes. Na Clínica de Fisioterapia da UNITAU acontece um programa de reabilitação para pacientes de dor crônica.

“O InformaDor impacta diretamente a vida de crianças a adultos. Sabemos que diversas queixas musculoesqueléticas levam a incapacidade física e a dor. Tratá-las e preveni-las proporciona o retorno da qualidade de vida. As propostas de intervenção são feitas após avaliação diagnóstica destas populações, as ações são planejadas e executadas de acordo com cada realidade. Além disso, trabalhamos com educação em saúde. As informações se disseminam a partir dos pacientes para toda comunidade”, comenta a coordenadora do projeto, Profa. Dra. Alex Sandra Oliveira de Cerqueira Soares.

Já o projeto “A cultura que vale: conhecendo e preservando a história, a memória e o patrimônio do vale do Paraíba” busca promover a valorização dos aspectos culturais nas comunidades, estimulando, articulando e difundindo a produção de conhecimento por meio do diálogo com a sociedade, desenvolvendo-se juntamente com professores, alunos e agentes sociais.

“O nosso projeto surgiu de demandas da comunidade e continua atuando alinhado com essas demandas. Trabalhamos juntos para atender as diretrizes formalizadas no II Fórum de Extensão e ficamos felizes em saber que alcançamos esse resultado. O nosso trabalho sempre foi com a comunidade”, complementa a coordenadora deste projeto, Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala.

O mesmo levantamento aplicado na carta do II Fórum será realizado ao longo deste ano e no primeiro semestre de 2022 pela PREX para verificar o atendimento das demandas da terceira edição do evento. O III Fórum de Extensão “Unitau por uma sociedade melhor” buscou promover uma reflexão sobre a saúde a partir do tema “Saber cuidar: o indivíduo, o trabalho e a comunidade”. O III Fórum aconteceu ao longo dos meses de maio e junho por meio de canais que permitiram o contato e a reflexão junto à comunidade, como, por exemplo, os programas na Rádio FM UNITAU, conteúdos apresentados pelo Telegram e Youtube e interações no Instagram. No dia 26 de junho ocorreu o evento de encerramento com a leitura da Carta do Fórum.

“Considero muito importante este levantamento porque demonstra a capacidade da Universidade de Taubaté de ouvir as demandas apresentadas pela comunidade e de ajustar o foco de seus projetos conforme a realidade apontada”, afirma a Pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa.