Reflexões para a Universidade do Futuro

05/07/2021 12h24 ⋅ Atualizada em 05/07/2021 21h35

Reitoria, Gestão, Artigo, Avaliação, UNITAU

"A Universidade de Taubaté precisa se reinventar. O mundo mudou e, com ele, toda a nossa estrutura e a estrutura de nossas fundações precisam também mudar". Fiz essa fala em abril de 2018 para o jornal OVALE quando ainda era candidata à Reitoria da Unitau. As mudanças começaram logo após a minha posse, em julho daquele ano, e foram fundamentais para que conseguíssemos enfrentar os enormes desafios surgidos com a maior crise sanitária mundial.

Completo, em 3 de julho, três anos à frente da Unitau com a certeza de que conseguimos avançar. Buscamos a reinvenção e superamos as restrições impostas pela pandemia do coronavírus durante metade deste tempo de gestão.

A Universidade segue ativa e vibrante, com atividades de ensino adaptadas ao sistema remoto e aulas práticas presenciais com todos os protocolos de biossegurança. Contamos com o apoio de nossos professores e o empenho de todos os funcionários.

Consolidamos o projeto da Universidade do Futuro, instituição que tem gestão eficiente e transparente e mantém o compromisso com a sociedade. É a sustentação do tripé composto pelo ensino, pesquisa e extensão. Otimizamos recursos, enxugamos despesas e buscamos a concentração de cursos em um mesmo complexo de prédios. A Unitau está com suas finanças em dia. Entre as lições da pandemia está a de que investir em tecnologia deve ser prioridade. Temos programados R$ 8 milhões a serem aplicados neste semestre.

Somos a maior universidade municipal do país. A Unitau não tem muros, aqui construímos pontes para nos conectarmos a esse futuro com a participação de todos.

Profa. Dra. Nara Lucia Perondi Fortes

Reitora da Universidade de Taubaté