Espaço Virtual de Aprendizagem (EVA) oferece tutoriais de ferramentas digitais para uso diário

05/07/2021 08h58 ⋅ Atualizada em 05/07/2021 08h59

Tutorial, EVA, Professor

Estamos vivenciando a pandemia há mais de um ano e o período de aulas remotas modificou a realidade de toda a nossa Universidade. Foi preciso reestruturação, empenho, novos esforços, encontrar novos métodos, mas, juntos, temos superado esse desafio a cada dia.

Para ajudar você, a equipe do EVA (Espaço Virtual de Aprendizagem), que faz parte da Pró-reitoria de graduação, preparou um material explicativo de ferramentas apresentadas anteriormente no Profoco no primeiro semestre de 2021.

A sala de tutoriais ficará aberta permanentemente, e todos os professores estão inscritos e têm acesso para sanar todas as dúvidas. “Os tutoriais esclarecerão as dúvidas mais comuns, mas, caso o professor tenha alguma dúvida ou dificuldade para utilizar qualquer ferramenta, basta enviar um e-mail com sua dúvida/solicitação para eva@unitau.br, que a equipe de suporte lhe ajudará,” afirma a Profa. Esp. Renata Stochero, responsável pela comunicação, objetos e auxílio aos professores no EVA.

A sala de tutoriais foi dividida em 5 partes:

• EVA: nessa área, ocorrerá a apresentação da plataforma e do uso das ferramentas do Sistema Moodle. Terá também 16 vídeos e 36 PDFs com tutoriais de como:
  • inserir uma tarefa;
  • fazer um questionário;
  • inserir um vídeo.
  • MentorWeb: nessa divisão, haverá ferramentas do sistema de controle acadêmico, como: lançamento de notas, plano de ensino, entre outras funções disponíveis, em 6 vídeos e 1 PDF.
  • MS Teams: apresentação das ferramentas e configurações para realização de aulas remotas – síncronas, como tutoriais de como agendar reuniões e baixar lista de presença, num total de 6 PDFs.
  • Ferramentas audiovisuais: tutoriais de como inserir vídeos no youtube e audacity, em 13 PDFs.
  • Outras ferramentas: apresentação de diversas ferramentas e aplicativos para utilizar nas aulas, como Kahoot! e Plickers, num total de 17 PDFs.

Aproveite a oportunidade para relembrar as ferramentas já conhecidas ou de colocar em prática novos métodos que facilitarão o seu dia a dia, professor(a).

Compromisso com a sua formação: UNITAU,  UNIVERSIDADE DO FUTURO!

Yasmin Santos e Adrielle Mattos