Projeto incentiva alunos da graduação UNITAU a iniciarem pesquisas científicas

29/06/2021 09h02 ⋅ Atualizada em 30/06/2021 09h20

Projetos, PIBIC, ciência, PRPPG, Iniciação Científica, Pesquisa

Você sabia que a UNITAU tem um Programa de Iniciação Científica para seus alunos? Seu objetivo é formar novos pesquisadores, motivando os alunos de graduação a ingressar no universo da pesquisa dentro da vida acadêmica.

E, por esse motivo, a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Universidade abriu inscrições para um cadastro geral, que é primeira iniciativa institucional para alunos interessados em iniciação científica. Esse início formará um “banco de talentos” de estudantes universitários interessados em ingressar nesse mundo.

De acordo com a Profa. Dra. Viviane Fushimi Velloso, uma das responsáveis pelo projeto, a iniciativa é muito importante para a Instituição, pois, no tripé da Universidade (ensino, pesquisa e extensão), a pesquisa precisa ser mais estimulada na graduação. Ela é um campo de atuação necessário para a construção de conhecimento e de uma sociedade mais crítica e atuante.

Para incentivar o avanço dos alunos e a partilha de saberes nas diferentes áreas científicas, a PRPPG, atualmente, opera em duas vertentes básicas:

1- Concede bolsas de iniciação científica, financiadas pelo CNPq e pela própria UNITAU, com chamadas seletivas anuais CNPq, no primeiro semestre, e UNITAU, no segundo semestre.

2- Promove eventos anuais de iniciação científica, que recebem inscrições de trabalhos de dezenas de instituições brasileiras

O projeto pretende ajudar os professores-orientadores a identificarem os alunos que estão interessados em participar da seleção de bolsistas dos editais de Programa institucional de bolsas de iniciação científica, com bolsa do CNPq (Pibic CNPq), Programa institucional de bolsas de iniciação científica, com bolsa da Universidade de Taubaté (Pibic UNITAU) e Programa institucional de iniciação científica para o aluno de graduação voluntário, sem a concessão de bolsa (Picvol). “Estamos reformulando os editais e alguns processos e, em breve, apresentaremos a versão final. Ainda faremos algumas consultas para que o processo seja mais democrático e transparente. As orientações do CNPq são a base para que possamos manter e ampliar nossas ofertas de bolsas de iniciação científica”, destaca a professora.

Para participar, os alunos interessados devem ter acesso ao e-mail institucional (@unitau.br), atualizar o currículo Lattes cadastrado na plataforma CNPq e preencher um formulário, declarando a área, os assuntos e as temáticas de maior interesse, além do professor com o qual mais se identifica.

A partir desse cadastro, a PRPPG encaminhará um relatório trimestralmente aos departamentos da Universidade, informando os diretores e os professores sobre quais alunos têm interesse em participar das atividades e desenvolver pesquisas.

Ficou interessado? Então corra e faça já o seu cadastro. Aproveite a oportunidade de trilhar o caminho da pesquisa!

Em caso de dúvidas, envie um e-mail para prog.ic@unitau.br.

UNITAU, a Universidade do futuro!

Adrielle Mattos