Psicóloga lista 10 dicas para a escolha da graduação

28/06/2021 14h38

Profissões, Mercado de trabalho, Graduação, Cursos, UNITAU, Vestibulando, Vestibular de inverno, Psicologia, Dicas, Vestibular, Venha para UNITAU

 

Para auxiliar no momento da escolha profissional, a Universidade de Taubaté (UNITAU) promoveu, durante os dias 15, 16 e 17 de junho, a “Jornada do futuro”, uma série de lives realizadas no instagram da UNITAU, com a participação de especialistas no assunto. Os professores trouxeram dicas de como enfrentar o momento e decidir pelo curso certo. Eles ainda conversaram sobre o mercado de trabalho, os desafios durante a pandemia e as oportunidades que virão.

A segunda live foi marcada por reflexões importantes feitas pela Profa. Dra. Adriana Leônidas de Oliveira, docente no curso de Psicologia da UNITAU. A psicóloga, especializada em psicomotrocidade, listou 10 dicas sobre “Como escolher o curso certo” e respondeu, em tempo real, as dúvidas dos internautas.

Confira as dicas a seguir:

1 – Busque o autoconhecimento.

“Procurem pistas dentro de vocês. Olhe para você. O autoconhecimento é a base que vocês precisam para tomar as decisões mais adequadas. É difícil fazermos escolhas, se não nos conhecermos.”

2 – Avalie os seus interesses e as suas habilidades.

“É muito importante vocês avaliarem quais os interesses, as preferências e as habilidades que você tem para fazer várias atividades. Interesse é tudo aquilo que você gosta de fazer e habilidade é tudo aquilo que você tem facilidade para fazer.”

3 – Informe-se sobre as diferentes áreas do conhecimento e os cursos de cada área.

“Nós temos três grandes áreas e dentro delas temos vários cursos. A área de exatas é aquela que usa a matemática, o raciocínio lógico. Temos muitos cursos nessa área, como o de Matemática, o de Física, os das Engenharias e os cursos relacionados à computação. A área de humanas visa compreender os relacionamentos do ser humano, para viver em sociedade, compreender suas necessidades e seus interesses. Temos vários cursos interessantes na área de humanas: Administração, Economia, Ciências Contábeis, Pedagogia, Letras, Publicidade, Jornalismo, Relações Públicas... E a terceira grande área, a da biociências, que estuda a diversidade da vida, para entender como ela funciona. Temos cursos como o de Medicina, o de Enfermagem, o de Psicologia, o de Odontologia, o de Nutrição, o de Fisioterapia, de Educação Física e o de Biologia.”

4 – Pesquise as profissões do seu interesse.

“Essa pesquisa é muito importante para evitar que vocês acreditem em determinados mitos. Como, por exemplo, quando falamos do curso de Letras, muitas pessoas pensam que quem estuda necessariamente vai ser professor. Mas o profissional de Letras pode trabalhar em muitas outras áreas.”

5 – Fique por dentro do mercado de trabalho.

“Procurem conhecer o mercado de trabalho tanto atualmente, como no futuro. Isso é bem importante para vocês terem essa dimensão de perspectivas futuras do mercado em que vocês vão atuar.”

6 – Analise o seu curso de interesse.

“Busquem informações sobre ocurso em que vocês têm interesse. As características do curso vão dar diferentes possibilidades de atuação. A grade curricular, por exemplo, vai dar uma noção de qual é o enfoque que o curso dá e até para saber se vai ao encontro do que você tem interesse naquela área.”

7 – Faça uma pesquisa detalhada sobre as instituições de ensino.

“Na hora de escolher o curso, é muito importante você escolher a universidade certa, uma universidade de qualidade, que tenha história, tradição. Faça uma visita ao departamento em que você quer estudar. Todos os departamentos da UNITAU estão abertos para vocês.”

8 – Aprenda a lidar com as pressões.

“Esse momento de escolha do curso, da profissão é um momento em que muitas vezes vocês sentem muita pressão externa. É muito importante vocês conseguirem identificar o que é a sua vontade, o seu sonho, e qual é a vontade e o sonho do outro.”

9 – Considere a sua satisfação pessoal.

“Na nossa futura profissão, é muito importante a gente ter satisfação e ser feliz. A felicidade tem de ser o peso maior na nossa decisão. Os profissionais satisfeitos são os melhores profissionais em qualquer área.”

10 – Não se preocupe se você errar.

“Uma preocupação muito comum das pessoas nesse momento de escolher é de escolher errado. Se você escolher errado, não tem problema nenhum. Muitas pessoas acham que decidir a graduação é tudo ou nada, mas não precisa ser assim. Se você perceber, ao longo do caminho, que a escolha que você fez não é a aquela que está deixando você feliz, é possível mudar.”

Essas e outras informações ainda estão disponíveis no IGTV do instagram da UNITAU. Confira e transforme a sua carreira.

Vestibular

A Universidade de Taubaté (UNITAU) está com inscrições abertas para 20 cursos no Vestibular de Inverno 2021. As provas podem ser agendadas aqui e ocorrerão de forma online nos dias: 1 (quinta-feira), 6 (terça-feira), 10 (sábado), 27 (terça-feira) e 31 (sábado) de julho.

Oportunidade

Para ingressantes do Vestibular de Inverno, que efetuarem a matrícula em julho de 2021, a UNITAU irá oferecer a bolsa “1ª matrícula programada”. Um desconto de R$ 800,00, sendo aplicado R$ 400,00 na matrícula e o restante nos próximos meses, conforme a deliberação.  

Sua carreira não pode esperar. Crie seu futuro na UNITAU.

Bianca Guimarães
ACOM/UNITAU