Departamento de Ciências Agrárias finaliza o semestre com um novo diretor

28/06/2021 11h52 ⋅ Atualizada em 05/07/2021 15h18

Eleições, Ciências Agrárias, Professor, Diretor

O semestre está chegando ao fim, mas o Departamento de Ciências Agrárias já tem novidade. O Prof. Dr. José Maurício Bueno Costa, graduado, mestre e doutor em Zootecnia, é o novo diretor.

Atuando na Universidade de Taubaté há 33 anos, na última quinta-feira, 24/06, tomou posse após ser eleito diretor. “O fato de ter ganhado foi uma surpresa muito agradável, pois a expectativa era grande. Participo da instituição há muito tempo e espero poder contribuir um pouco mais em relação ao crescimento do Departamento e da UNITAU na região, com relação às Ciências Agrárias e ao curso de Medicina Veterinária.”, aponta o docente. A escolha final da direção é feita pela Reitora, que respeitou o resultado final da eleição.

Para sua gestão, comenta que “os desafios são grandes, já que o agronegócio tem crescido cada vez mais e tem sido referência com relação ao Brasil”. Ele ainda ressalta que suas expectativas são de crescimento, pois além do Campus ter grande potencial, agora conta também com o curso de Medicina Veterinária, bastante procurado no mercado.

Outro ponto importante é que a UNITAU possui o único Departamento do Vale do Paraíba que está dentro de uma propriedade rural, de uma fazenda piloto, o que permite que os cursos (Ciências Agrárias e Med. Veterinária) cresçam cada vez mais e sejam um atrativo diferenciado na escolha pela Universidade.

“Não pretendemos fazer mudanças, mas, sim, fortalecer principalmente dois aspectos importantes: O programa “Alimentação melhor”, que fornece alimentos produzidos no departamento aos funcionários contemplados (mediante critério socioeconômico) da Universidade, e o da “Feirinha da Agro”, que leva até a comunidade (professores, alunos e funcionários) a possibilidade de compra de alimentos de bastante qualidade e preços acessíveis. Também procuramos convênios que possam agregar e, ao mesmo tempo, fazer com que os alunos possam estagiar em grandes empresas regionais, o que ajudaria a divulgar o novo curso.” ressalta o professor.

O novo diretor espera que o Departamento se torne ainda mais forte dentro da UNITAU, compartilhando a gestão junto com os coordenadores e demais docentes. E, assim, possa contar com o apoio dos colegas para atingir os objetivos de crescimento e melhorias esperados para o Campus.

Yasmin Santos