Fórum de Extensão aborda a importância do trabalho na formação do indivíduo

24/06/2021 18h27 ⋅ Atualizada em 28/06/2021 20h56

Extensão, Fórum de extensão, trabalhos, Debates, UNITAU

 

Dentro dos estudos sobre a ética protestante, Max Weber, considerado um dos fundadores da Sociologia, disse que “o trabalho dignifica o homem”. Weber destacou que o trabalho se encaixava como uma das ações sociais mais nobres e dignas presentes na sociedade.

Segundo o dicionário, dignificar significa dar dignidade, enobrecer. De fato, o trabalho tem importante papel para isso, desde que seja realizado em condições salubres e o indivíduo que está realizando aquela função seja respeitado. Com o tempo, as pessoas parecem ter se esquecido do verdadeiro significado da frase dita por Weber.

É com o intuito de discutir as condições de trabalho e encontrar ações que possam proporcionar à comunidade oportunidades dignas por meio de políticas públicas que o III Fórum de Extensão da Universidade de Taubaté (UNITAU), organizado pela  Pró-Reitoria de Extensão (PREX), aborda o tema “Saber cuidar: o indivíduo, o trabalho e a comunidade”.

Segundo a psicóloga Profa. Dra. Marilsa de Sá Rodrigues, o trabalho tem significado social e psicológico. De acordo com a especialista em planejamento, gestão e desenvolvimento de carreira, socialmente o trabalho demonstra para as demais pessoas as competências do indivíduo e gera uma percepção de valor e status.“O trabalho faz parte da construção da nossa identidade. No âmbito psicológico, o trabalho nos torna mais confiantes, autônomos e capazes de controlar nossas emoções. A falta dele, entendendo trabalho como qualquer ação, passa a sensação de inutilidade e falta de objetivos”, comenta a professora Marilsa.

A live do III Fórum de Extensão acontece no dia 26 de junho, a partir das 10h. O evento será encerrado com a apresentação da Carta do Fórum.

Thaiz Wertz

ACOM/UNITAU