Fórum de Extensão da UNITAU aborda saúde biopsicossocial

23/06/2021 11h18

Extensão, Fórum de extensão, Saúde, Acontece, Comunidade

 

Para a maioria das pessoas, ter saúde é sinônimo de não ter doença. Mas será que, em toda a complexidade do ser humano, ter saúde é somente isso? A resposta é não. Hoje, o conceito de ausência de doença não significa mais ter saúde. A definição é mais ampla e propõe o bem-estar biopsicossocial.

O III Fórum de Extensão da Universidade de Taubaté (UNITAU), organizado pela Pró-Reitoria de Extensão, acontece no próximo sábado, 26, e propõe a discussão do saber cuidar do indivíduo em sua totalidade, levando em consideração os aspectos biológicos, psicológicos e sociais do ser humano.

De acordo com a Profa. Ma. Monique Marques da Costa Godoy, psicóloga e docente do curso de Psicologia da UNITAU, a saúde biopsicossocial é um modelo que olha para os processos de saúde e doença de forma global, que aborda o aspecto biológico, psicológico, social, cultural e, inclusive, espiritual, ou seja, o ser humano como um todo.

O modelo biopsicossocial, ao contrário do biomédico, adota uma perspectiva mais abrangente e interdisciplinar. Uma vida saudável não significa apenas a inexistência de uma doença, mas as condições para uma vida saudável, o que inclui: habitação, alimentação, acesso à cultura, à educação e ao mercado de trabalho, por exemplo.

O III Fórum de Extensão visa colocar a Universidade como instrumento para a construção de uma sociedade melhor. Para isso, busca ouvir a comunidade a fim de  encontrar possibilidades e políticas públicas para oferecer aos indivíduos condições para uma vida mais saudável dentro do contexto biopsicossocial.

“Mais do nunca, é preciso enxergar o ser humano como um todo, relacionando todas as áreas da vida dele que são importantes, para que, assim, possamos fazer intervenções mais sistêmicas e completas, que vão trazer efeito para todas as áreas da vida do indivíduo. Nós nunca podemos olhar para uma pessoa e tirá-la do seu contexto. Trabalhar o olhar interdisciplinar é um grande desafio atualmente”, comenta a professora Monique.

A live do III Fórum de Extensão acontece no dia 26 de junho, a partir das 10h. O evento será encerrado com a apresentação da Carta do Fórum.

 

ACOM/UNITAU