UNITAU cria banco de talentos para iniciação científica

22/06/2021 13h12 ⋅ Atualizada em 25/06/2021 15h25

PRPPG, CNPq, PIBIC, Pesquisa Científica, Pesquisa, Projetos, ciência, Iniciação

A Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) da Universidade de Taubaté (UNITAU) abriu inscrições para o cadastro geral, que é primeira iniciativa institucional para o desenvolvimento da iniciação científica.  As inscrições já estão abertas e servirão para a formação de uma espécie de banco de talentos de estudantes universitários.

Durante o preenchimento do cadastro, o aluno poderá declarar a área, os assuntos e as temáticas de maior interesse, além do professor com o qual mais se identifica. Os interessados devem ter acesso ao e-mail institucional e preencher o formulário por esse link.

“Isso é muito importante para a Instituição, pois, no tripé da Universidade (ensino, pesquisa e extensão), a pesquisa precisa ser mais estimulada na graduação. É um campo de atuação necessário para a construção de conhecimento e de uma sociedade mais crítica e atuante”, comenta a Profa. Dra. Viviane Fushimi Velloso, uma das responsáveis pelo projeto.

O projeto visa colaborar com os professores-orientadores para identificarem os potenciais candidatos à seleção de bolsistas dos editais Pibic, CNPq, Pibic UNITAU e PIC VOL. “Estamos reformulando os editais e alguns processos. Em breve apresentaremos a versão final. Ainda faremos algumas consultas para que o processo seja mais democrático e transparente. As orientações do CNPq são a base para que possamos manter e ampliar nossas ofertas de bolsas de iniciação científica”, destaca a professora.

A partir do próximo semestre, palestras e encontros com cientistas serão realizados de forma remota. Isto vai possibilitar o contato com pesquisadores de diversas áreas no país e no mundo. Para os alunos que ainda não têm o currículo Lattes exigido no formulário, poderá ser criado um cadastro simples na plataforma CNPq. Posteriormente, serão agendadas oficinas para orientação de como preencher o currículo.

Para mais informações, os interessados podem enviar um e-mail para prog.ic@unitau.br.

Liliane Carvalho