Alunos do curso de Biologia da UNITAU observam espécies nativas do Parque do Itaim

21/06/2021 15h26 ⋅ Atualizada em 14/07/2021 11h59

Pesquisa, Itaim, Destaque, Acontece, Aluno, Biologia, Aula prática, UNITAU

Na última segunda-feira (14), calouros do curso de Ciências Biológicas da Universidade de Taubaté (UNITAU) puderam vivenciar de perto a profissão escolhida. Por meio de uma atividade em uma floresta dentro do Parque Natural Municipal (PNB) do Vale do Itaim, os futuros biólogos observaram diversas espécies, com registros fotográficos e escritos.

Para o Prof. Dr. Júlio Cesar Voltolini, docente responsável pela disciplina “Vivência em Biologia”, a atividade prática foi essencial para que os universitários tivessem seu primeiro contato com o ambiente científico, para despertar a criatividade e curiosidade dos estudantes de bacharelado e licenciatura. “Nós gostaríamos de fazer uma atividade que ensinasse os alunos na prática sobre a pesquisa científica dentro de uma floresta. Nós os tiramos de um monitor (aulas teóricas durante a pandemia) e os trouxemos para a natureza”, comenta o professor.

Durante a atividade, os alunos exercitaram a capacidade de observação que, de acordo com o Professor, é a primeira etapa do método científico. Após  muitas fotos e anotações, os estudantes debateram ideias de possíveis temas para pesquisas. “É uma excelente experiência de observação. Aprendemos a observar os animais e sobre a nossa segurança na floresta. Acho que todos deveriam ter essa experiência pelo menos uma vez na vida”, compartilha com entusiasmo o calouro Plínio Alvarenga.

O Professor também explicou aos estudantes sobre como utilizar esses conhecimentos adquiridos de forma prática no mercado de trabalho. “A disciplina tem o objetivo de demonstrar as diversas áreas de pesquisa na Biologia e no mercado de trabalho. Isso irá fazer com que os alunos desenvolvam projetos de pesquisa”, enfatiza.

Alunos de outros semestres também participaram da experiência e relataram a sensação de aplicar os conhecimentos. “Consegui visualizar e colocar em prática aquilo que tenho aprendido nas aulas remotas. O professor também nos orienta sobre várias possibilidades de projetos, após a conclusão do curso, o que eu gosto muito”, diz Amanda Rafaela Barbosa de Abreu Silva, aluna do quinto semestre do curso.

Sua carreira não pode esperar. Crie o seu futuro na UNITAU!

Fotos: Leonardo Oliveira

Linda Uberti