Especialistas destacam a importância dos químicos para a sociedade

17/06/2021 11h11 ⋅ Atualizada em 17/06/2021 11h14

Departamento, Aluno, Destaque, Química, EAD, UNITAU, Professor

 

O Dia nacional do químico é comemorado em 18 de junho, pois, no ano de 1956, nesta mesma data, foi promulgada a “Lei Mater dos Químicos” (Lei nº 2800/56), pelo presidente Juscelino Kubitschek. A lei estabeleceu o exercício da profissão de Químico e criou o Conselho Federal de Química (CFQ) e os Conselhos Regionais de Química (CRQs). Assim, os profissionais da área passaram a atuar de forma ativa no progresso tecnológico e na melhoria da qualidade dos produtos.

A data é uma homenagem às conquistas e ao trabalho que os profissionais desempenham, adequando a química ao desenvolvimento técnico-científico e industrial e impulsionando centros de pesquisas universitárias no Brasil. Segundo o CFQ, os profissionais da área são: engenheiros (químico, de alimentos, plástico), químico industrial, bacharel/licenciado, tecnólogo em nível superior e técnicos químicos de nível médio. As atribuições de cada função são escolhidas pelos CRQs. 

“A química é tudo e está em tudo. Ela é o nosso dia a dia, tudo que você pega, desde o acordar até o fim do dia tem a química envolvida. Além de muitas outras áreas, como o ramo alimentício, industrial e até em quesitos jurídicos, como perícia e em casos de produtos que levam a química em sua composição”, comenta o Prof. Dr. Edson Vander Pimentel, coordenador do curso EAD UNITAU em Licenciatura em Química.

O envolvimento da Química em tudo o que está presente em nosso cotidiano torna evidente a importância do químico na promoção do bem-estar social. Graças a essa atividade, produtos como medicamentos, alimentos, higiênicos, entres outros, são fabricados com uma boa qualidade para a saúde do consumidor, minimizando os impactos ambientais.

“Nossa responsabilidade como engenheiros químicos envolve também a área acadêmica. Temos a função, como professores, de ensinar aos alunos a importância e o dever que a profissão exige com essa química do dia a dia. E mostrar tudo isso nas observações cotidianas e experimentais é um método que gera um interesse por saber mais”, destaca a Profa. Dra. Katia Celina da Silva Richetto, especialista em engenharia química e de materiais, que também atua no curso da EAD UNITAU.

Além dessa responsabilidade atribuída à profissão, o químico está em constante processo de estudo para acompanhar as transformações de matérias-primas. No ano de 2020, com o surgimento da pandemia do novo coronavírus, esses profissionais passaram a se destacar ainda mais pelo trabalho científico, na produção e na fiscalização de produtos.

Segundo a CFQ, no combate à Covid-19, os químicos atuaram em diversas frentes, como na fiscalização e na apuração, envolvendo álcool em gel e outros produtos; na elaboração de informes técnicos sobre determinados usos, como, por exemplo, o de água sanitária; notas técnicas que serviram de embasamento para a Anvisa, entre outras atribuições.

“É importante que os futuros profissionais tenham o domínio da ciência em todos os momentos em que forem atuar com a Química e também que saibam instigar à Química por meio de experimentos. O profissional de Química deve permanecer empolgado com a profissão e sempre se manter em constante atualização. É importante ser apaixonado por essa profissão que é tão ampla e abrangente para exercê-la com responsabilidade”, comentam os professores.

Essa é uma ótima oportunidade para agradecer aos profissionais da Química por esse importante trabalho. E desejar os parabéns a todos os químicos(as) do Brasil!

Liliane Carvalho
ACOM/UNITAU