Eventos online abordam educação infantil na pandemia e revitalização da pedagogia

16/06/2021 15h25

Acontece, Encontro Virtual, Educação, Pesquisa, UNITAU

O Mestrado Profissional em Educação (MPE) da Universidade de Taubaté (UNITAU) conta com uma agenda dupla nesta semana. As atividades acontecem nesta quarta (16) e quinta-feira (17) com transmissões pelo zoom e google meet.

Com pandemia do novo coronavírus, veio também a preocupação dos educadores em relação à educação: como minimizar os impactos no processo de ensino-aprendizagem, principalmente de crianças do ensino infantil? Para propor soluções e ressignificar as práticas pedagógicas na educação infantil neste momento de incertezas, o MPE promove nesta quarta-feira uma roda de conversa interinstitucional.

A Profa. Dra. Virginia Mara Próspero da Cunha, docente do MPE e mediadora da roda, explica que o objetivo é discutir desafios e proposições em relação ao retorno dessas crianças para a sala de aula depois de tanto tempo em casa. “É evidente que o retorno dessas crianças da educação infantil para a escola ainda está em processo de construção. Acreditamos que discutir sobre as práticas pedagógicas que podem ser oferecidas para essas crianças é bastante promissor. Também queremos despertar no nosso aluno de mestrado o interesse em pesquisar sobre esse tema tão desafiador e atual”, comenta a Profa. Virginia.

A roda também conta com a presença do Prof. Dr. Cristóvam da Silva Alves, docente do MPE, e da convidada Profa. Dra. Emília Cipriano, membro fundadora do Fórum Paulista de Educação Infantil e presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Municipal de Educação de São Paulo.

O evento é destinado ao alunos do mestrado e acontece de forma online via zoom (ID: 81169250819), nesta quarta-feira, às 18h.

Já na quinta-feira, às 14h, acontece mais uma edição da série “Diálogos entrecruzados”, que busca fortalecer o envolvimento de grupos alinhados com pesquisa-formação e narrativas.

A atividade será conduzida pelo Prof. Dr. Daniel Hugo Suárez (Universidade de Buenos Aires), com mediação da Profa. Dra. Bárbara Sicardi Nakayama (UFSCar-campus Sorocaba). Também participam deste encontro grupos de pesquisa da Unicamp, Uerj, Umesp, Ufop e UNITAU. A participação será pelo google meet e o acesso à sala será por este link.