Aula aberta aborda design de ecovilas

11/06/2021 10h58

Acontece, Sustentabilidade, Meio ambiente, Oportunidade, UNITAU

No encerramento da Semana do meio ambiente, o curso de pós-graduação em Design de assentamentos sustentáveis e ecovilas da Universidade de Taubaté (UNITAU) promove no sábado, dia 12 de junho, uma aula aberta sobre o tema.

O objetivo é atrair candidatos para a próxima turma regular, que tem início em agosto, além de oferecer uma opção a alunos especiais que queiram cursar o módulo 2 da turma atual. A atividade começa às 8h30 e pode ser acompanhada por aqui.

Segundo o coordenador do curso, Prof. Dr. Ademir Fernando Morelli, esta aula é fundamental para uma visão geral do processo de design de ecovilas.

Design é a forma com que criamos juntos nosso mundo, seja para moldar objetos materiais, construir uma casa, criar uma comunidade, levar uma biorregião a usar padrões sustentáveis na utilização de recursos, ou tornar a presença humana mais sustentável e significativa no planeta Terra. O design sustentável deve estar integrado às condições ecológicas, sociais e culturais específicas de um determinado local, sem lhe causar danos”, explica Morelli.

Morelli também elucida que o conceito de ecovila é o de uma “comunidade intencional que se reúne por determinados propósitos”, entre eles o da sustentabilidade.

“Nós já temos uma ecovila em São José dos Campos composta por 24 famílias. Nosso propósito é divulgar as ecovilas como alternativas mais saudáveis de vida. Mas não precisa ser, necessariamente, um ambiente físico. Tenho ideia de uma ecovila virtual, composta por pessoas com um mesmo propósito”, complementa.

A aula inaugural da primeira turma do curso, no formato de educação a distância (EAD), aconteceu em abril deste ano.  São 400 horas de aulas síncronas aos sábados, com duração de 12 meses. Mais informações sobre o curso você encontra aqui.

“Iniciamos o curso neste ano e contamos com uma turma bastante diversificada, um pessoal com mestrado, com especialização. Só existem dois cursos desses no Brasil, o nosso aqui na UNITAU e um outro em Minas Gerais”, finaliza.