Encontro debate o papel dos professores e alunos como agentes de transformação

01/06/2021 10h07 ⋅ Atualizada em 01/06/2021 10h38

Acontece, Encontro Virtual, Comunidade, Aluno, Professor

Com o objetivo de promover uma educação inclusiva e de fortalecer os agentes de transformação social em suas comunidades, o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU) realiza, em 28 de agosto, a primeira edição do Encontro de Professores e Alunos do Vale do Paraíba (Epava).

As inscrições são gratuitas, já estão abertas e podem ser feitas aqui. A programação do encontro contará com a apresentação de conferências, lives, relatos de experiências de alunos e professores e comunicações acadêmicas. A ideia é divulgar práticas docentes e discentes relacionadas às áreas do conhecimento (linguagens, matemática, ciências da natureza e ciências humanas) do ensino fundamental e do ensino médio.

“Consideramos todo cidadão um agente de transformação. Buscamos com esse encontro fazer com que alunos e professores que não se consideram pesquisadores passem a refletir sobre suas práticas educativas e seus impactos sociais”, afirma o Prof. Dr. Francisco Estefogo, que integra a comissão organizadora do evento.

De acordo com o professor, o I Epava já nasce alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O documento “Transformando nosso mundo: a Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável” foi adotado na Assembleia Geral da ONU em 2015 e reúne 17 objetivos.

“Temos, pelo menos, quatro objetivos inseridos no contexto da Agenda 2030. São eles a educação de qualidade (ODS 4), a igualdade de gênero (ODS 5), a redução das desigualdades (ODS 10) e as cidades e comunidades sustentáveis (ODS 11)”.

Estefogo comenta que, a partir desta primeira edição, o Epava deve passar a integrar o calendário de eventos do mestrado. Mais informações sobre o Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UNITAU você encontra aqui.