Mestrado em Linguística Aplicada promove palestra sobre Bakhtin

26/05/2021 16h38

Acontece, Pesquisa, UNITAU, Pesquisador, Pós-graduação

Colaborar com a formação de pesquisadores comprometidos em trabalhar a linguagem sob uma perspectiva dinâmica, cuja construção se dá de forma ideológica, histórica e social. Esta é a provocação motivadora do próximo sábado, dia 29 de maio, destinada aos estudantes do mestrado em Linguística Aplicada da Universidade de Taubaté (UNITAU).

A partir das 10h, tem início a jornada virtual “O jovem pesquisador: pelas trilhas de Bakhtin e o Círculo”. A palestra contará com a participação da Profa. Dra. Maria Inês Batista Campos, líder do Grupo de Pesquisa GP/CNPq/USP Linguagens, discurso e ensino. Também participarão da atividade as doutorandas do Programa de pós-graduação em Filologia e Língua Portuguesa da USP Viviane Mendes Leite e Luciana Taraborelli.

“Somos todas bakhtinianas, também participo desse grupo de pesquisa como vice-líder. Vamos buscar com esse evento em Taubaté abordar a formação do pesquisador, abrir horizontes para trabalhar a linguagem”, comenta a Profa. Dra. Miriam Bauab Puzzo, docente vinculada ao mestrado da UNITAU.

Pesquisadora do filósofo russo Mikhail Mikhailovich Bakhtin desde 1990, a professora Miriam destaca sua importância na aprendizagem da linguagem. “É um trabalho encantador, que não tem fim, não tem começo. Ajuda o professor a pensar o relacionamento com o aluno de uma forma mais simples, a buscar um diálogo produtivo de fato. A linguagem nunca é isenta.”

Mais informações sobre o mestrado em Linguística aplicada da UNITAU podem ser visualizadas aqui.