Cursos da UNITAU promovem gincana solidária

21/05/2021 18h06 ⋅ Atualizada em 04/06/2021 11h50

Solidariedade, Acontece, Destaque, UNITAU, Aluno, Comunidade

O Diretório central dos estudantes (DCE) da Universidade de Taubaté (UNITAU) iniciou, no dia 19 de maio, uma gincana solidária entre os departamentos da Universidade. A campanha arrecada itens de higiene e alimentos não perecíveis para instituições da região, que auxiliam idosos e crianças. As doações podem ser feitas até o dia 18 de junho.

A presidente do DCE, Paloma Borges Rodrigues, conta que a gincana foi uma ideia de adaptação que os diretórios e os centros acadêmicos e as atléticas levaram ao DCE, para substituir os jogos universitários da UNITAU, mais conhecidos como JUTA, que não ocorreram em 2020 e não acontecerão em 2021, por conta da pandemia. “Uma vez que a arrecadação do JUTA chegou a levantar aproximadamente 7 toneladas de alimentos, que atenderam inúmeras instituições e ONG’s na cidade, os alunos perceberam a quantidade de alimentos que deixamos de doar pelo fato de não estarmos presencialmente na Universidade. Então, teríamos de buscar alternativas para essa campanha não parar”, explica.

Diversos cursos da Universidade estão fazendo parte da campanha e toda a comunidade também pode realizar as doações. Para incentivar os universitários, o DCE irá realizar alguns sorteios ao final da gincana, por isso, em cada secretaria dos departamentos, há uma urna para que a arrecadação seja computada. Após a doação, o contribuinte deve preencher uma ficha e inserir na urna, para que seja contabilizada a pontuação para o curso.

As urnas estão espalhadas por alguns locais da Universidade: na sede do DCE, na Central do aluno e nas secretarias dos cursos de Educação Física, Nutrição, Ciências Agrárias, Arquitetura, Engenharia, Comunicação Social, Letras e Direito. De acordo com o DCE, as arrecadações serão destinadas a três entidades: Lar Santa Verônica, Asilo São Francisco e Casa da Criança.

A presidente do diretório ainda ressalta que o maior objetivo da campanha é contribuir com a sociedade e promover a integração entre alunos, professores, funcionários e comunidade. Já a gincana tem a proposta de trazer um incentivo para intensificar as doações. “Para nós, estudantes, esse é o maior ato de solidariedade que realizamos, independentemente de jogos. Nesse mês, iremos trabalhar muito para levantar um número expressivo de doações”, relata Paloma.

Confira a lista dos itens que podem ser doados:

Óleo, açúcar, água sanitária, sabão em pó, papel higiênico, desinfetante, detergente, álcool 70, amaciante, fralda geriátrica, sabonete, shampoo, condicionador, talco, pasta dental, óleo corporal, colônia, lenço umedecido, escova de dente, desodorante, creme corporal, pomada de assadura e cotonete.

Bianca Guimarães