Evento internacional de divulgação científica traz bate-papo com docentes da UNITAU

18/05/2021 18h25 ⋅ Atualizada em 19/05/2021 15h21

Pint of Science, Destaque, Acontece, Evento, Professor, Aluno, UNITAU

O Pint of Science é um dos maiores festivais de divulgação científica no mundo e, antes da pandemia causada pelo novo coronavírus, o encontro acontecia presencialmente em bares e restaurantes. Os pesquisadores compartilhavam conhecimento, levavam suas pesquisas e a ciência de uma forma descontraída e divertida para as pessoas, fugindo do caminho mais tradicional.

Devido à pandemia, a edição deste ano acontece de forma online, do dia 17 ao dia 19 de maio, e os docentes da Universidade de Taubaté (UNITAU) marcam presença mais uma vez. No dia 19, o Prof. Dr. Valter José Cobo, a Profa. Dra. Miroslava Hamzagic e o Prof. Dr. Paulo Roberto Grangeiro irão compartilhar conhecimentos científicos sobre diversas áreas. O encontro será transmitido pelo canal da TV UNITAU.

Confira a programação desta quarta-feira (19):

19h - Um mergulho na ciência

“Os mares e oceanos são imensos reservatórios de vida no nosso planeta, bem como o principal regulador dos processos que ocorrem nos continentes. Assim, a compreensão de tudo que há e ocorre nesses ambientes nos permite conhecer melhor o que ocorre ao nosso redor.Os participantes do evento irão encontrar uma conversa descontraída sobre um assunto sério e que está mais próximo do que a maioria imagina”, relata o professor Valter, doutor em Zoologia.

20h - O que fazer com aquela roupa que não serve mais?

“No bate-papo, vou procurar falar sobre a nossa realidade, sobre a dificuldade da criação de produtos que sejam possíveis de reaproveitar devido, principalmente, à cultura enraizada de ‘criar e descartar’. Nós não temos matérias primas fáceis de reaproveitar e de nos desfazermos dela, então somos obrigados a conviver com este mundo de resíduos. O bate-papo é para explicar tudo isso, para que as gerações futuras possam prover inovações com este pensamento.Trabalhei por 40 anos em indústrias e sei o que é possível e o que não é possível de ser feito”, conta a professora Miroslava, doutora em Engenharia de Produção.

21h - Os outros têm "personalidades", nós temos "convicções"

“Onde houver interação humana, a Psicologia social tem algo a dizer. No bate-papo, pretendo abordar a questão da atribuição de causalidade. Tem uma grande área dentro da Psicologia, em que, ao tentarmos compreender o comportamento dos outros, fazemos atribuições de tendências e desejos e, na hora em que vamos explicar o comportamento, não usamos os mesmos critérios. O que faz com que a gente tenha muita dificuldade em se perceber e mais facilidade em perceber os outros dentro de certos padrões ou estereótipos, então isso dificulta muito o entendimento e a comunicação entre as pessoas. Quero mostrar esses vieses para podermos fazer uma reflexão sobre isso”, explica o professor Paulo, doutor em Psicologia social.

Bianca Guimarães