Encontros debatem criação do Museu do Café

17/05/2021 10h58 ⋅ Atualizada em 04/06/2021 11h50

Extensão, UNITAU, Acontece, Comunidade, PREX

Na semana em que se comemora o Dia Internacional dos Museus, a Pró-reitoria de Extensão (PREX) da Universidade de Taubaté (UNITAU) promove dois eventos online para discutir a criação do Museu do Café. Os encontros acontecem nos dias 17 e 21, a partir das 14h, e podem ser acompanhados pelo canal do Youtube da TvUnitau.

O Museu do café ficará localizado no Solar da Viscondessa do Tremembé, atual sede da PREX.

“Temos uma expectativa muito grande pois a região de Taubaté foi muito importante para o desenvolvimento do café. Queremos manter, discutir e ampliar a memória na cidade e na região. A ideia é fazer um ecomuseu e fazer da cidade um polo de referência”, comenta a coordenadora geral da comissão responsável pelo projeto do museu, Profa. Dra. Rachel Duarte Abdala.

A política do acervo vai ser restrita ao café. A proposta é fazer um museu interativo e digitalizado. Os alunos da UNITAU atuarão no setor receptivo e serão envolvidos nas pesquisas para o museu.

Taubaté e o Vale do Paraíba tiveram importância histórica no ciclo do café. Em 1906, o encontro com os governadores dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro, conhecido como o Convênio de Taubaté, teve o objetivo de estabelecer uma politica de lucro na cafeicultura brasileira.

O Dia Internacionaol dos Museus é comemorado em 18 de maio. A data tem como objetivo conscientizar que, por meio dos museus, ocorre um importante meio de intercâmbio cultural, além de incentivar a população ao hábito de visitar esses espaços onde são apresentadas diversas obras e histórias. A cidade de Taubaté possui 10 museus.

Linda Uberti

ACOM UNITAU