43ª Semana da Enfermagem traz discussões sobre a profissão e os desafios na pandemia

14/05/2021 17h07

Coronavírus, Encontro Virtual, Semana da enfermagem, Aluno, Comunidade, Evento online, Enfermagem, UNITAU

 

A Semana da Enfermagem é celebrada todo ano, nacionalmente, entre as datas que homenageiam a profissão:12 de maio, dia do enfermeiro(a), e 20 de maio, dia do técnico e do auxiliar de Enfermagem. As datas foram escolhidas porque marcam o nascimento de duas importantes enfermeiras, Florence Nightingale e Anna Neri, que tiveram grande influência para o desenvolvimento da profissão no mundo todo.  

Para demonstrar o importante papel da profissão, o diretório acadêmico do curso deEnfermagem da Universidade de Taubaté (UNITAU) tem promovido, desde segunda-feira (10), a 43ª Semana da Enfermagem. As discussões são realizadas acerca do “Trabalho em enfermagem no contexto de crise” e contam com a participação de profissionais de diversas regiões do Brasil. Por conta da pandemia, toda a programação foi adaptada para canais online e toda a comunidade pode participar dela.

Para contextualizar o momento da pandemia, uma das palestras trouxe relatos da “Vivência do enfermeiro no serviço APH em tempos de Covid-19”. No bate-papo, alunos e professores conversaram sobre as ações diárias e árduas, principalmente neste período, feitas por profissionais que se expõem ao vírus diariamente, mas que continuam desempenhando suas funções de forma corajosa e incessante.

Na próxima segunda-feira (17), o Diretório acadêmico irá encerrar a programação com a palestra “Tecnologia em feridas”, com a participação da enfermeira Sônia Lourenço Cortez, especialista em estomaterapia e egressa da UNITAU. Com a nova realidade imposta pela pandemia, novas oportunidades também surgiram no ambiente acadêmico. Para a presidente do D.A., Carolina Fonseca Monteiro, o evento online possibilitou a participação de convidados que, possivelmente, não poderiam estar na programação presencial. 

“Neste ano, nosso objetivo foi investir bastante na parte de palestrantes e, com a pandemia, nós conseguimos isso. Temos palestrantes do nordeste, que antes não conseguiríamos trazer presencialmente. Essa nova forma faz com que a gente alcance mais pessoas. Trouxemos assuntos bem recorrentes hoje em dia, para atingir um grande público”, relata Carolina.

Para participar da última atividade da 43ª Semana da Enfermagem basta se inscrever aqui.

Bianca Guimarães
ACOM/UNITAU