Docentes da UNITAU trazem dicas de alimentação e de atividade física para hipertensos

14/05/2021 11h42 ⋅ Atualizada em 04/06/2021 11h51

Nutrição, DESTAQUE, CEATENUT, Aluno, Saúde, Hipertensão, Educação Física, Ceatenut

 

O dia 17 de maio é conhecido como o Dia Mundial da hipertensão arterial. A data é uma oportunidade de conscientizar a comunidade sobre a prevenção e os cuidados que se devem ter com o tratamento adequado. A pressão alta é o principal fator para doenças cardiovasculares, sendo ela uma das principais causas de morte no Brasil.

Para melhorar a rotina e a saúde de um hipertenso, existem diversas atitudes que devem ser tomadas, sendo uma delas a prática de exercício físico. Porém, essa ação precisa ser acompanhada por um especialista. O Prof. Esp. Luiz Antonio Alcantara Cembraneli Junior, docente do curso de Educação Física da Universidade de Taubaté (UNITAU), recomenda que os pacientes tenham constância na prática e que verifiquem sempre a intensidade do movimento. “O excesso de exercícios pode prejudicar. Cada hipertenso tem o seu ritmo. Por isso, a importância do professor de educação física. É ele que orienta a quantidade ideal da atividade”, comenta o professor.

Além da prática regular de atividades físicas, a alimentação adequada também é essencial para equilibrar a hipertensão arterial. A Profa. Dra. Roberta de Lucena Ferretti, docente no curso de Nutrição da UNITAU e coordenadora do curso de aperfeiçoamento em Nutrição Clínica Hospitalar, recomenda uma alimentação variada e natural.

A nutricionista ainda pontua que o excesso dos alimentos industrializados são os piores “vilões”. “A maior parte dos hipertensos não precisa tirar o sal, totalmente, de seus hábitos. Mas o principal é evitar os industrializados e acrescentar alimentos que contenham nutrientes, que reduzem a pressão arterial, como o potássio, o magnésio e o cálcio”, explica a professora.

Pensando na prevenção e no tratamento dessa patologia, o Departamento de Educação Física da UNITAU realizou, na última semana, uma live sobre a “Atividade física no combate à hipertensão”. No encontro, transmitido pelo instagram do Diretório Acadêmico do curso, os professores ressaltaram a importância da prática de atividade física regular e trouxeram dicas. Os docentes comentaram em como o exercício aeróbico e a musculação podem auxiliar ou prejudicar o quadro de hipertensos. O conteúdo ainda está disponível.

Vale ressaltar que a UNITAU também disponibiliza o Centro de Educação Alimentar e Terapia Nutricional (Ceatenut), que realiza atendimentos gratuitos para a comunidade local, com instruções individuais e personalizadas. Os interessados devem contatar a secretaria do Ceatenut pelo telefone (12) 3632-0197.

Linda Uberti
ACOM UNITAU