Departamento da UNITAU traz novo método de ensino prático aos alunos durante a pandemia

07/05/2021 17h47 ⋅ Atualizada em 10/05/2021 12h22

UNITAU, Aluno, Destaque, Pandemia, Aula prática, Engenharia

Com a chegada do novo coronavírus, diversos processos e atividades tiveram de ser adaptadas para a nova realidade. Em todos os setores, foram muitas mudanças. Readequações de espaços, de infraestrutura, mas, sobretudo, a transformação do pensamento.

Na área da educação não foi diferente. Pelo contrário, a transmissão do conhecimento mudou, e em diversos aspectos. A sala de aula se transformou em plataformas online e a expressão “sair da zona de conforto” nunca teve um significado tão expressivo quanto nos dias de hoje.

Pensando em todas as limitações e em todos os desafios impostos pela pandemia, o Departamento de Engenharia da Universidade de Taubaté (UNITAU) decidiu inovar e trouxe uma comodidade aos alunos do 7º e do 8º semestre dos cursos de Engenharia Mecânica e de Engenharia de Produção Mecânica. O Departamento disponibilizou kits para ensaios de medição, para que todos os estudantes pudessem desenvolver as atividades práticas da disciplina de Metrologia em suas casas.

“Cada aluno retirou um kit contendo um paquímetro, um micrômetro e os corpos de prova. Na aula remota o aluno terá à disposição dele o instrumento e assim poderá realizar a medição sob a minha supervisão. Penso que essa ação poderá instigar o aluno a procurar novos itens para a prática com os equipamentos que já estarão com eles, promovendo uma melhor absorção do conhecimento”, comenta o professor responsável pela disciplina, Prof. Me. Fábio Henrique Fonseca Santejani.

O Diretor do Departamento, Prof. Me. Pedro Marcelo Alves Ferreira, comenta que disponibilizar os equipamentos demonstrou a importância do aprendizado de qualidade para cada aluno, principalmente nesse momento de isolamento social. “Essa iniciativa faz parte de um conjunto de ações que vêm sendo realizadas pelo Departamento de Engenharia Mecânica na busca pela melhoria contínua das aulas, adaptando-as para o momento em que estamos vivendo”, pontua o Diretor.

Para os universitários, o empréstimo do material reafirmou a necessidade das aulas práticas e trouxe mais comodidade para a realização de outras tarefas da disciplina. “As aulas práticas sempre foram de suma importância para os alunos, principalmente de exatas, uma vez que o uso desses equipamentos deixa os alunos preparados para o mercado de trabalho. Apesar de já estar familiarizado com o equipamento, o apoio da prática de metrologia irá me proporcionar um aprendizado ainda mais concreto”, ressalta Jhanssen Deneberger, estudante do 8º semestre do curso de Engenharia Mecânica da UNITAU.

“Se você leva o laboratório até a casa do aluno, você o deixa mais à vontade para os questionamentos e conseguimos criar estratégias para que ele busque outros conhecimentos em cima daquele já existente. Temos de estar, a todo momento, não só evoluindo, mas pensando na disrupção dos processos, ou seja, criar formas de facilitar o aprendizado do aluno”, conclui o professor Fábio.