Alunos e professores da UNITAU promovem Jornada da psicologia preta

06/05/2021 17h25 ⋅ Atualizada em 10/05/2021 11h59

Saúde, Acontece, Questões raciais, Representatividade, Psicologia, Evento, UNITAU

Há 133 anos a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, que decretou a libertação dos escravos no país. A Abolição da Escravatura foi o acontecimento histórico mais importante do Brasil após a Proclamação da Independência em 1822, mas ainda assim, atualmente a sociedade pouco conhece sua relevância para as questões raciais.

Com o intuito de sensibilizar estudantes e profissionais que já atuam na sociedade, quanto a questões raciais, o Departamento de Psicologia da Universidade de Taubaté (UNITAU), em parceria com o Diretório Acadêmico (D.A.) do curso, promovem, entre os dias 13 e 15, a “Jornada da psicologia preta”.

O evento aborda nove temas diferentes e oferece aos participantes palestras, rodas de conversas e manifestações culturais e artísticas. “Os temas abordados têm extrema relevância para a sociedade, pois envolvem assuntos recorrentes quando se fala na população preta/negra e perpassam questões históricas, sociais e políticas”, conta Rebeca Poliane de Oliveira, aluna do 5° semestre do curso de Psicologia da UNITAU.

Para Victória Souza Pereira, futura psicóloga, o evento é de extrema importância para a comunidade como um todo e acredita que o conhecimento é o caminho para a conscientização. “Vivemos em um país onde mais de 54% da população é preta, mas não é respeitada, não é valorizada e muito menos conhecida no âmbito da história, mesmo que haja, por exemplo, a Lei 10.639/2003, que garante Ensino da História da África e Afro-brasileira no ensino básico”, destaca a estudante.

Segundo o Prof. Dr. Paulo Roberto Grangeiro Rodrigues, Diretor do Departamento de Psicologia, o evento aborda temas que, muitas vezes, passam despercebidos na formação curricular. “O evento é uma maneira de dar voz e visibilidade a essa população, principalmente dentro das universidades. Sem trabalhar essas questões não vamos evoluir como sociedade”, finaliza o docente.

O evento é gratuito, online e aberto à comunidade.

Confira a programação aqui e inscreva-se.

Thaiz Wertz