Cursos de licenciatura promovem palestra sobre criatividade na aprendizagem

04/05/2021 16h18

Docência, Licenciatura, Educação, Universidade, Pedagogia

 

Pensar “fora da caixa”, de forma mais ampla e criativa, e colocar em prática as novas ideias que surgem não é algo que acontece como um passe de mágica para muitas pessoas, mas são comportamentos cada vez mais importantes diante de um cenário em constante transformação.

Pensando nisso, os cursos de licenciatura, presenciais e a distância, da Universidade de Taubaté (UNITAU) criaram o projeto Licenciaturas em ação: desenvolvendo saberes” e promoveram, na última quinta-feira, 29, uma palestra com o tema “Criatividade mágica na Educação, Harry Potter como instrumento de ensino”, ministrada pela  escritora e ex-aluna de mestrado em Educação, Profa. Ma. Stefânia Andrade.

“O projeto Licenciaturas em ação é uma iniciativa de todos os cursos de licenciatura da UNITAU a fim de programar atividades que sejam complementares à grade curricular e de interesse de todos os cursos voltados à docência. Diversificar e enriquecer a formação dos alunos de licenciatura, esse é nosso objetivo", explica a Profa. Dra. Maria Teresa de Moura Ribeiro, coordenadora do curso de Pedagogia.

Embora ainda exista a ideia de que a criatividade é uma habilidade para poucos, ou que nasce com as pessoas, ela pode – e deve – ser desenvolvida, e a palestrante Stefânia, professora premiada por projetos de educação e literatura, como A cara do Brasil e Ordem da Fênix, ensinou como os docentes podem aprimorar a criatividade para facilitar o processo de aprendizagem.

“A criatividade tem sido muito pouco explorada na educação porque, infelizmente, ainda seguimos um modelo engessado, que não estimula o aluno a sair da zona de conforto. Não existe uma poção mágica para educar com criatividade, mas existem técnicas e habilidades que podem ser desenvolvidas dentro do universo de cada um”, disse a professora especialista em Harry Potter.

Em meio a histórias encantadas, poções e feitiços, a palestrante prendeu a atenção dos participantes do início ao fim com atividades práticas para despertar a criatividade de cada um e ressaltou: “É preciso ter um hábito e um pensamento diferenciado, criativo, e um olhar apurado para o cenário no qual você está inserido. Só se formam pessoas criativas, sendo criativo”.

Os interessados podem acompanhar as próximas ações do projeto pelo instagram do curso de Pedagogia. O workshop de criatividade deve ser disponibilizado na íntegra no youtube da TV UNITAU.

 

ThaizWertz

ACOM/UNITAU