Conheça a rotina de um dos departamentos mais significativos da UNITAU

04/05/2021 12h19 ⋅ Atualizada em 17/05/2021 17h23

Funcionários, Melhorias, Manutenção, Obras, DOM

 

Responsável por planejar e executar as obras e a manutenção nos prédios da UNITAU, o Departamento de obras e manutenção (DOM) é formado por profissionais qualificados em diversas áreas do conhecimento. Essas atividades variam entre serviços de jardinagem, hidráulica, elétrica, ventilação, pintura, marcenaria, serralheria, entre outras. Todas extremamente importantes para a manutenção da Universidade.

De acordo com o Pró-reitor de Administração, Prof. Dr. Renato Rocha, o Departamento é essencial e desenvolve um papel muito importante para a UNITAU e para a comunidade em torno dos prédios da Instituição. “O DOM é fundamental para que os prédios da Universidade sejam operantes e recebam nossos alunos, professores, funcionários e comunidade da melhor maneira possível”, comenta o Pró-reitor. 

O professor destaca que, durante a pandemia, o Departamento enfrenta alguns desafios, para adaptar todos os setores da UNITAU. “A demanda é grande, ainda mais agora com o surgimento da pandemia da Covid-19. São trabalhos para readequar os espaços de acordo com os protocolos de biossegurança, atendendo a população. Além das atividades já desempenhadas, eles estão sinalizando o distanciamento, área de isolamento, limpeza, distribuição e manutenção de suportes para álcool gel”, diz. 

O Pró-reitor ainda relembra que: “Na semana passada, recebemos um engenheiro de São Paulo que nunca tinha vindo a Taubaté. Curiosamente, andando pela cidade, ele reconheceu os prédios da Universidade somente pelas cores (azul e branco)”, diz o professor, mencionando a importância da manutenção dos Departamentos. “Ao receber os munícipes e toda a comunidade acadêmica, o conforto e o cuidado no acolhimento passam por serviços prestados pelos funcionários do DOM”, pontua. 

Nilton da Silva Martins, Diretor do Departamento, relata as principais obras realizadas antes e durante a pandemia e destaca que fazer parte da equipe é um grande desafio, porém isso é muito gratificante. “Sou formado pela UNITAU. Estar como diretor me permite não só voltar a me relacionar com a Universidade, mas poder contribuir com o conhecimento que ela me proporcionou”, ressalta. “Todos os meses, diversas manutenções e obras são realizadas nos mais diferentes níveis de importância. Em 2020, a que mais se destacou foi a adequação do Campus de Ciências Agrárias, para que fosse possível receber o curso de Medicina Veterinária. Foram adequadas a secretaria, o laboratório de anatomia e salas de aula de diversos outros ambientes”, relata. 

Nilton ainda comenta que, desde 2019, o Departamento tem se empenhado em oferecer capacitação aos funcionários. “Iniciamos com um curso rápido de marcenaria para alguns servidores da área e temos planos de expandir para outras especialidades. Aqueles que se dispõem a aproveitar essas oportunidades não só contribuem com o setor, mas com o próprio dia a dia, utilizando os conhecimentos que adquiriram. Isso nos alegra!”, conta.  

Há mais de 14 anos, Claudemir Alexandre Alves se desenvolve no Departamento. Ele conta que se sente realizado quando finaliza uma de suas atividades. “Venho do serviço de construção civil desde 1991. Hoje, eu fico muito feliz em poder contribuir com o andamento e com o aperfeiçoamento da Universidade de Taubaté", menciona. "Quando a equipe finaliza uma obra ou uma reforma, que eu estou nela, eu me sinto completo, com o dever cumprido”. 

 E esse sentimento não termina por aqui. Claudemir ainda relata que suas atividades possibilitam que os alunos, professores e a comunidade utilizem os espaços com mais segurança e conforto. "Fazemos com amor e dedicação. Meu pensamento sobre o compromisso que tenho com o DOM é procurar fazer sempre o meu melhor e que a Universidade cresça cada vez mais e forme grandes profissionais para o mercado de trabalho, sempre pensando no futuro de todos”, finaliza. 

Saiba mais sobre este importante Departamento da Universidade de Taubaté. 


Paola Costa

ACOM/UNITAU