Livro reúne relatos de atividades de extensão na pandemia

29/04/2021 17h36 ⋅ Atualizada em 11/05/2021 10h12

Acontece, Extensão, Educação, Pandemia, Livro

As ciências da língua e as ciências humanas podem ser importantes ferramentas de aproximação com a comunidade e de difusão do conhecimento em um momento de restrições provocadas pela pandemia do coronavírus. Esta série de experiências integra o livro virtual A UNITAU na comunidade: relatos de práticas de extensão, cujo lançamento acontece nesta sexta-feira, dia 30 de abril.

O evento tem início a partir das 16h e é promovido pela Pró-reitoria de Extensão (PREX) da Universidade. O material foi organizado pela EDUNITAU e contém uma série de textos, principalmente relatos de experiência, produzidos por professores e estagiários das oficinas gerenciadas pelo Núcleo de gestão e execução de convênios (Nugec), numa parceria entre a UNITAU e a Prefeitura de Taubaté.

"Considero o lançamento deste livro muito oportuno, em especial neste momento em que demos início às discussões para o lançamento do Fórum de Extensão de 2021. É um material que demonstra a importância das atividades de extensão da Universidade de Taubaté e os desafios enfrentados pelos educadores para vencer as dificuldades impostas pela pandemia", afirma a Pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa.

Segundo o assessor de Difusão Cultural da PREX, Prof. Me. Luzimar Goulart Gouvêa, este é o primeiro de uma série de livros a respeito do tema que devem ser produzidos. “Temos bastante material. Já estamos trabalhando na produção de um segundo volume. É um livro extremamente importante porque demonstra a obrigação moral da Universidade em dar uma pronta resposta à comunidade em momentos como este. Produzir reflexões sobre isso ajuda a enfrentar situações semelhantes no futuro”.

O livro está dividido em três partes: 1) Formação e gestão em projetos de extensão; 2) Vivências anteriores à pandemia; 3) Vivências na pandemia. Além de colaborar para uma melhor compreensão a respeito da prática extensionista, o livro também demonstra a transição dos projetos e de atividades desenvolvidos de forma presencial para a forma remota, com o suporte tecnológico, e de que maneira isso afetou alunos, professores e a direção das escolas.

“Mostramos como foi o trabalho da UNITAU antes e durante a pandemia, como a Universidade pode estar mais próxima desse trabalho e a importância das ciências da língua e das ciências humanas nesta aproximação”, relata a Profa. Ma. Thais Travassos, que integra a equipe de organização do livro.

Para o Prof. Dr. Rodrigo Machado da Silva, que também integra a equipe de organização, a relevância do trabalho está no ponto de vista de como praticar a extensão em situações adversas. “Fui gestor pedagógico do projeto no Nugec e acompanhei esse desafio de mostrar as possibilidades de produzir extensão, mesmo longe da comunidade. A proximidade não está diretamente relacionada com a presença física”.

A partir de seu lançamento, o livro estará disponível para consulta e download no Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi) da UNITAU. O acervo do SIBi é composto de livros, periódicos, dissertações, teses, monografias, TCCs e totaliza 286.296 obras. No ano passado, foi feita a aquisição da plataforma Minha Biblioteca, que reúne aproximadamente 10 mil títulos de livros eletrônicos técnicos e acadêmicos das mais diversas áreas.

“Trabalhamos com a ficha catalográfica e todos os indicativos para download do livro. A procura pela informação, em especial neste momento, prioriza o acesso rápido”, comenta Felipe Augusto Souza dos Santos Rio Branco, coordenador do SIBi.

Foto Leonardo Oliveira