Cursos da UNITAU promovem semana acadêmica integrada sobre educação e ciência

23/04/2021 16h34 ⋅ Atualizada em 23/04/2021 18h22

Evento online, Comunidade, Semana acadêmica integrada, Educação, Aluno, Acontece, Letras, Serviço Social, História, Pedagogia, UNITAU

O Instituto Básico de Humanidades (IBH) da Universidade de Taubaté (UNITAU), em parceria com os cursos de História, Letras, Pedagogia e Serviço Social, realizam, nos dias 26, 27 e 28 de abril, a semana acadêmica integrada. O evento contará com diversas mesas redondas e rodas de conversa a cerca do tema “educação para a ciência”. A transmissão dos encontros será pela TV UNITAU e os participantes poderão interagir pelo chat do youtube.

“A escolha do tema foi por conta do momento em que vivemos, porque temos percebido muita desinformação e notícias falsas. A ideia então, é discutir como a educação pode contribuir para a divulgação e compreensão do conhecimento científico”, explica o Prof. Dr. Moacir José dos Santos, docente no curso de História e Diretor do IBH.

O professor também comenta que um grande desafio enfrentado é trazer conceitos científicos para o dia a dia das pessoas de modo que todos entendam, pois a ciência utiliza uma linguagem que não é acessível a um grande público. Outro limite encontrado é que a população compreenda como as ideias e resultados científicos são construídos, levar as pessoas a entender os mecanismos de produção da ciência. “É preciso popularizar a ciência, sem perder a qualidade e fazer com que as pessoas consigam entender como se produz conhecimento científico”, pontua o professor.

O docente reflete sobre a integração dos cursos de humanidades durante o evento, pois conseguem trabalhar a partir daquilo que é comum em suas áreas. Além de que, o formato remoto possibilita uma maior aproximação, já que os limites físicos dos cursos e dos campi estão atenuados.

“A universidade é um espaço de debate e integração, e é importante falar sobre educação e ciência nas nossas aulas, mas um evento torna isso aberto ao grande público da Instituição e a comunidade externa. Então, a importância de um evento como esse é permitir extrapolar os limites da sala de aula. Ainda que virtualmente, é um evento que se abre a comunidade acadêmica, aos interessados e a comunidade de Taubaté e região”, conclui o professor.

Confira a programação completa

26/04 (segunda-feira)

19h - Abertura

19h30 - Mesa redonda: Paulo Freire, Ciência e Pensamento Crítico

27/04 (terça-feira)

18h - Reunião aberta do grupo de pesquisa História e Patrimônio Ambiental, do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da UNITAU

19h - Mesa redonda: O papel da ciência no processo de transformação social: políticas públicas e território

28/04 (quarta-feira)

18h - Roda de conversa: Pandemia e educação: múltiplos olhares

19h - Mesa redonda: Ciência, Pandemia e Desigualdade Social

O ensino nos une, não importa a distância.

Bianca Guimarães