Seminário debate entrevistas durante período de pandemia

19/04/2021 09h01 ⋅ Atualizada em 21/04/2021 18h38

ACONTECE, Entrevista, Mestrado, Pesquisa, UNITAU

 

Como driblar o distanciamento social imposto pela pandemia e conseguir uma aproximação, ainda que virtual, com seu entrevistado para uma coleta de informações com maior qualidade? Essa é a tônica do primeiro seminário interdisciplinar deste ano promovido pelo Mestrado em Desenvolvimento Humano (MDH) da Universidade de Taubaté (UNITAU).

O seminário “Entre possibilidades e adversidades: entrevista, tecnologia e pandemia” acontece, a partir das 16h, da próxima terça-feira, dia 20 de abril, e contará com a participação da Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro. Ela é especialista em história oral e se encontra atualmente afastada da UNITAU, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS).

“A Suzana é uma expert em história oral e vem tratar desse tema de importância metodológica e conceitual. Como dar sequência à sua pesquisa com a coleta de dados de forma virtual, como entrevistar uma pessoa e extrair dela informações de cunho social e simbólico”, afirma a coordenadora do MDH, Profa. Dra. Alexandra Magna Rodrigues.

Mesmo com as restrições de deslocamento e as dificuldades de um contato pessoal, a coordenadora do mestrado avalia que o emprego de ferramentas tecnológicas e de técnicas adequadas pode colaborar com a dinâmica de condução de uma entrevista. “A gente inova, a pesquisa não pode parar”.

O seminário é o primeiro de uma série de quatro eventos previstos para serem realizados ao longo do ano pelo MDH. Também devem ocorrer, ainda neste primeiro semestre, duas oficinas de metodologia.

A transmissão do seminário será pelo Zoom e é aberta ao público em geral neste link (ID: 821 4434 3597 | senha: 933502). Mais informações a respeito deste e de outros cursos de pós-graduação oferecidos pela UNITAU podem ser conferidas aqui.

 

 

ACOM/UNITAU