"Projetos de vida: escolhas e desafios" amplia parcerias

14/04/2021 16h23 ⋅ Atualizada em 14/04/2021 16h23

Oportunidade, Extensão, Projetos, Comunidade, Futuro, Mudança

 

Um estudo da Cornell University aponta que, somente em relação à alimentação, uma pessoa toma cerca de 200 decisões por dia, e em relação ao número total de decisões esse número pode chegar a 35.0000. Acessar esta notícia foi uma decisão. Foi durante aulas de Filosofia no curso de psicologia que o Prof. Dr. Cesar Augusto Eugenio e os alunos entenderam que as discussões feitas em sala precisavam ser levadas para a comunidade de forma mais ampla. Com o objetivo de promover um espaço de reflexão sobre escolhas e decisões para estudantes do ensino médio, nasceu o “Projetos de vida: escolhas e desafios”. Este é um projeto ligado à Pró-reitoria de Extensão (PREX) da Universidade de Taubaté (UNITAU).

A pandemia obrigou professor e alunos a tomarem uma decisão: adaptar-se ao novo normal ou adiar? O compromisso com o projeto falou mais alto e, desde 2020, ele acontece de forma online nas redes sociais. “Experimentamos diversas estratégias de linguagem e lançamos o projeto nas redes sociais com conteúdos fundamentalmente filosóficos, não tem cunho terapêutico, são conteúdos de filosofia existencialista”, conta o coordenador.

A ação ganhou visibilidade e passou a chamar a atenção do público. Hoje, além dos conteúdos nas redes sociais, como facebook e instagram, e lives mensais, o projeto tem parceria com três grupos: com o Cursinho Libertas da UNITAU e Cursinho Comunitário da FGV, que atendem alunos pré-vestibulandos gratuitamente, e com o Programa de Atenção Integral ao Envelhecimento (PAIE) da UNITAU.

“As parcerias são fundamentais porque é por meio delas que se consolida o projeto propriamente dito, ou seja, sem público o nosso projeto vira um apanhado de publicações. Nós precisamos das pessoas, da sensibilidade, da reflexão, da emoção do encontro e do acompanhamento”, ressalta o docente.

Para cada parceiro, o projeto desenvolve uma trilha temática de acordo com a realidade do público atendido. Por enquanto, os encontros têm acontecido de forma online pelo Google Meet.

Com o intuito de contribuir na reflexão e no processo de criação, na avaliação e na ressignificação dos projetos de vida de outras pessoas, novos parceiros são esperados para o segundo semestre. Escolas públicas e privadas que quiserem caminhar pelas trilhas temáticas do projeto podem entrar em contato com o  professor pelo telefone (12) 98132-9890.

“Nós não temos um projeto de vida, temos vários, e vamos sobrepondo alguns que consideramos maiores e mais importantes em determinados momentos. Sabemos que, com escolhas conscientes, coerentes, mesmo que ainda desafiadoras, é possível tornar esses projetos possíveis”, finaliza o Prof. César.

 

Thaiz Wertz

ACOM/UNITAU