Ex-aluno da UNITAU desenvolve consultoria em Tocantins e em Goiás na área de Biologia

14/04/2021 16h04 ⋅ Atualizada em 14/04/2021 16h09

Acontece, Destaque, Aluno, Biologia, Conhecimento, UNITAU

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade de Taubaté (UNITAU) em 2019, Nicolas José dos Santos Fernandes, 23 anos, passou 20 dias no Tocantins (TO) e em Goiás (GO) para prestar uma consultoria de herpetofauna, ramo da zoologia dedicado ao estudo de répteis e anfíbios, em diferentes lugares que rodeiam a malha ferroviária Norte-Sul.

Segundo o biólogo, o projeto que acontece há anos tem como objetivo fazer o inventário da herpetofauna dos locais amostrados e, com isso, gerar um relatório ambiental detalhado de cada região, com dados sobre as espécies encontradas.

herpetofauna

“Foi, com certeza, o trabalho dos meus sonhos. Foi muito gratificante abrir minha própria empresa e, alguns meses depois, ser chamado para uma consultoria de herpetofauna desse porte. Passamos 20 dias indo a campo, fazendo vistorias em linhas de armadilhas de interceptação e queda (pitfalls). Nós também fazíamos a vistoria dentro das fazendas, por onde a ferrovia percorria”, explica o egresso.

As experiências profissionais de Nicolas começaram logo no início da graduação. Além dos estágios em diferentes vertentes da área, ele desenvolveu pesquisas e participou de eventos, como o Congresso internacional de ciência, tecnologia e desenvolvimento (Cicted) da UNITAU e do IX Congresso brasileiro de herpetologia, que aconteceu em Campinas (SP), em 2019.

“A UNITAU me preparou para enfrentar o mercado de trabalho e contribuiu em diversos fatores para que eu pudesse me tornar o biólogo que sou hoje. Para mim, ter feito estágio no laboratório de zoologia, com meu orientador Prof. Dr. Itamar Alves Martins, que me ensinou muita coisa sobre a área em que atuo, foi sem dúvidas uma das minhas melhores experiências profissionais”, ressalta.

A oportunidade de prestar a consultoria em Tocantins e em Goiás também aconteceu por conta de uma parceria que Nicolas desenvolveu na Universidade. “Quem me deu essa oportunidade fantástica foi o Lucas Rodrigo dos Santos, também ex-aluno da UNITAU e hoje doutor em comportamento animal”, conta o consultor.

Quando questionado sobre os próximos passos profissionais, um dos principais planos de Nicolas é seguir estudando. “Vou continuar a investir e trabalhar como consultor ambiental e planejo ingressar no mestrado assim que a pandemia acabar. Com isso, também desenvolver algum projeto de pesquisa junto com o meu orientador, e mais para frente ampliar minha empresa e fazer meu doutorado”, finaliza.

Todo o processo de consultoria realizada por Nicolas nos Estados pode ser conferido no canal do youtube do profissional.

Thaiz Wertz