Os protocolos de biossegurança salvam!

14/04/2021 11h36 ⋅ Atualizada em 14/04/2021 12h24

covid, máscara, Alcool gel, Servidor, Protocolos de biossegurança

 

Trinta de janeiro de dois mil e vinte: dia em que a OMS (Organização Mundial da Saúde) declarou emergência internacional sobre os casos de Coronavírus no mundo. Desde então, as medidas para combater o vírus estão sendo de extrema importância e eficácia para a contenção de um pior alastramento da doença.

Já se sabe que a COVID-19 é uma doença respiratória e, por mais redundante que seja bater na tecla da importância do uso correto da máscara, seu uso é necessário e indispensável onde quer que estejamos. 

Mesmo cientes dessa informação, você sabia que existem outros cuidados a que devemos nos atentar na hora da prevenção contra o Coronavírus? 

- Lavar as mãos sempre que possível mas, acima de tudo, antes de manusear sua máscara;

- E por falar em máscara, se for descartável, opte por jogá-las em lixeiras com tampa, e se possível, enroladas em um papel ou plástico. 

- Usou o celular durante todo o dia e precisa higienizar? Nada de passar álcool em gel! Isso pode prejudicar seu aparelho, opte pelo álcool 70%, é o ideal para higienizar corretamente as superfícies.

- Quando tossimos ou espirramos, saem pequenas gotas líquidas do nariz ou da boca, que podem carregar o vírus. Por isso, é de extrema importância nos atentarmos quanto a isso no nosso dia-a-dia, mantendo a distância com quem estiver com esses sintomas e evitando tossir ou espirrar sem cobrir o rosto.

- O que nos leva de volta ao início: use máscara SEMPRE que precisar sair de casa! Se o período em que estiver fora for longo, acrescente uma máscara extra na bolsa ou bolso e troque de quatro em quatro horas, ou antes, caso fique úmida ou rasgada. 

Na convivência em sociedade, é preciso que aprendamos novamente como nossas ações impactam o coletivo. Seguir os protocolos de biossegurança de forma correta, protege a cada um de nós e a quem amamos. Juntos é possível vencer a Covid-19, faça a sua parte!

Paola Costa

ACOM/UNITAU