Centro de Psicologia Aplicada da UNITAU oferece plantão

09/04/2021 10h42 ⋅ Atualizada em 12/04/2021 08h13

Atendimento psicológico, Comunidade, Psicologia, UNITAU, Oportunidade, Extensão

Conversar com um psicólogo, se sentir ouvido, reconhecido e compreendido encoraja as pessoas a seguirem em frente. Principalmente em tempos de pandemia, a procura por ajuda psicológica se faz fundamental.

Pensando nisso, os plantões psicológicos vinculados ao CEPA (Centro de Psicologia Aplicada) da Universidade de Taubaté (UNITAU) devem retornar suas atividades presencialmente, com previsão para a partir do dia 15 de abril. O plantão é focado em urgências psicológicas e acontecerá todas as quintas-feiras, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, na Rua Barão da Pedra Negra, 235 – Centro de Taubaté.

Os atendimentos têm como objetivo oferecer acolhimento e intervenção pontual diante de situações de crise. “Estamos todos mais vulneráveis, a escuta atenta e respeitosa por parte de um profissional pode trazer alívio para alguns dos sofrimentos humanos”, comenta a Profa. Dra. Débora Inácia Ribeiro, que é responsável pelo CEPA.

Os alunos dos últimos anos do curso de Psicologia da UNITAU irão colaborar para os atendimentos, sendo orientados por professores-supervisores. A aluna Isabela Vieira de Almeida, que colaborou para os atendimentos no ano passado, comenta que os plantões trouxeram experiências muito importantes para sua vida profissional. Ela também conta que a ajuda de seus professores foi essencial, pois aprendeu a como lidar com diferentes situações.

“Os estágios são fundamentais, eu diria que foi um dos momentos mais importantes para mim na faculdade, pois eu coloquei em prática tudo que aprendi, sob a orientação de um supervisor experiente”, explica.

Para participar dos plantões psicológicos, é preciso ser maior de 18 anos e não é necessário fazer uma inscrição prévia. Os atendimentos ocorrerão seguindo todas as exigências sanitárias. A capacidade de atendimentos no CEPA está reduzida nesse período pandêmico, justamente para manter os protocolos de segurança. Foram realizados em 2020 um total de 80 atendimentos.

Além dos plantões, o CEPA também oferece outras modalidades de atendimento presencial, como psicodiagnóstico e a psicoterapia, que começam a partir do dia 19 de abril. E, nesse período de pandemia, existem também algumas modalidades online, como orientação de pais e acolhimento psicológico. Para mais informações, contato pelo telefone (12) 3621-8958, ou pelo e-mail cepaunitau@gmail.com.

Linda Uberti

ACOM UNITAU