UNITAU oferece acolhimento psicológico a desempregados

08/04/2021 16h33 ⋅ Atualizada em 08/04/2021 19h40

ACONTECE, Atendimento psicológico, Ciências Econômicas, Emprego, Extensão

Depois de Taubaté encerrar 2020 com a perda de 3.436 empregos e iniciar o ano de 2021 com um cenário de demissões nas fábricas da Ford e da LG Electronics, o projeto Novos Rumos da Universidade de Taubaté (UNITAU) surge para promover o acolhimento psicológico e ajudar na recolocação desses e de outros profissionais.

O projeto será realizado, no âmbito da Pró-reitoria de Extensão (PREX), por um grupo de estudantes do Departamento de Psicologia. Também está prevista uma parceria com o Departamento de Ciências Econômicas.

Inicialmente, serão formados oito grupos com capacidade para atendimento de seis trabalhadores por grupo. Os encontros acontecerão semanalmente, de forma virtual, por meio do Google Meet e com duas horas de duração.

A primeira etapa do trabalho está dividida em quatro sessões e deve focar o apoio psicológico e o fortalecimento da resiliência. A segunda etapa, com o mesmo período de duração, vai compreender orientações para a reinserção no mercado de trabalho. As quatro sessões da terceira e última fase vão abordar os fatores influenciadores do mercado de trabalho, previdência, educação financeira e empreendedorismo.

“Nossos alunos do último ano do curso de psicologia farão os atendimentos dessas pessoas de forma remota. Vamos ajudá-los a desenvolver estratégias positivas de enfrentamento a essa situação. E, por último, construir um projeto de carreira para o fechamento desse ciclo”, afirma a coordenadora do projeto, Profa. Ma. Monique Marques da Costa Godoy.

Segundo Monique, o projeto Novos Rumos também pretende ampliar o atendimento a outras pessoas com uma série de postagens no instagram.

Gabriela Ferraz Ribeiro é bolsista da PREX e uma das alunas que integra o projeto. Ela destaca a importância da participação dos trabalhadores para a superação desse momento. “É um projeto de grande importância e de extrema necessidade. Precisamos tirar algo desse momento, ajudar as pessoas a lidar com o desemprego e buscar as ferramentas para voltar ao mercado de trabalho. Preparamos tudo com muito carinho”.

As inscrições para participar do projeto estão abertas e seguem até o dia 16 de abril. Interessados podem preencher o formulário disponível neste link.

Mais informações podem ser obtidas nos telefones (12) 99199-8898 / (12) 3621-8958 (CEPA) ou no e-mail de contato: projetonovosrumos2021@gmail.com.