Departamento da UNITAU oferece auxílio à população para declaração de imposto de renda

26/03/2021 16h15 ⋅ Atualizada em 30/03/2021 19h22

UNITAU, Atendimento, Comunidade, Destaque, Acontece, Aluno, Professor, Imposto de renda

 

Desde o dia primeiro de março, está aberto o prazo de entrega da declaração do imposto de renda pessoa física 2021 (ano-base 2020). O prazo se encerra às 23h59 do dia 30 de abril e é importante que o declarante esteja atento às informações prestadas no documento. Anualmente, o Núcleo de apoio contábil e fiscal (NAF) e o Departamento de Gestão e Negócios (GEN) da Universidade de Taubaté (UNITAU) oferecem atendimento gratuito para a população nesse período.

Por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus, os alunos e professores adaptaram o atendimento para o modo online e em diferentes plataformas. Neste sábado (27), por exemplo, a ação ocorreu pelo google meet das 9h às 12h. Os interessados contataram a secretaria do GEN por meio dos telefones (12) 3635-1191 e (12) 3629-2619 e fizeram o agendamento. Os atendimentos também acontecerão no mês de abril, nos dias 10, 17 e 24.

Além dessa ação, os alunos têm oferecido diversas orientações e esclarecimentos por meio do instagram @naf.unitau. “Está sendo bem importante para minha formação, pois nesse projeto temos a possibilidade de ajudar os contribuintes que necessitam. O convívio com especialistas do assunto está agregando muito em minha vida profissional”, relata Guilherme Veloso, aluno do 8° semestre do curso de Ciências Contábeis.

Lucas Silva Gonzatti, que também participa do projeto, comenta que as principais dúvidas são acerca da declaração de ações de renda variável e sobre o auxílio emergencial. O estudante ainda diz que as principais consequências, caso a pessoa não declare o imposto de renda corretamente, é o pagamento de uma multa que varia de acordo com o imposto, além de trazer irregularidades ao CPF do indivíduo.

Para a Profa. Ma. Ana Iracema de Oliveira, coordenadora do NAF, a ação dos estudantes é fundamental para a formação acadêmica. “Os alunos estão tendo a oportunidade de auxiliar a comunidade, praticando o que aprenderam no curso. Estamos formando profissionais éticos, aptos para atuar no mercado e conscientes da sua responsabilidade social”, pontua.

Orientações pelo youtube

Na próxima semana, os atendimentos continuarão, porém em uma série de lives, promovidas pelo Departamento de Gestão e Negócios. A transmissão acontecerá no dia 30 (terça-feira), a partir das 18h, pelo canal da TV UNITAU. Os telespectadores poderão interagir em tempo real pelo chat e, assim, esclarecer dúvidas sobre a declaração do imposto de renda. Confira a programação abaixo.

30/03 | Descomplicando a DIRPF 2021

06/04 | Dicas importantes para elaborar a DIRPF 2021

13/04 | Recebi auxílio emergencial, e agora? Preciso fazer declaração de imposto de renda?

20/04 | Swing trade e investimento

Bianca Guimarães
ACOM/UNITAU