UNITAU sedia seminário sobre desenvolvimento regional

23/03/2021 09h56 ⋅ Atualizada em 25/03/2021 20h15

ACONTECE, Seminário, DESTAQUE, Encontro Virtual, UNITAU

Entre os dias 24 e 26 de março, os olhos da comunidade científica de todo o país e da América Latina estarão voltados para Taubaté e, mais particularmente, para uma série de debates sobre desenvolvimento regional, diversidade e desigualdades.

A quinta edição do Seminário de Desenvolvimento Regional, Estado e Sociedade (V Sedres) é organizada pela Universidade de Taubaté (UNITAU) e vai contar com a apresentação de 206 trabalhos previamente selecionados por uma comissão científica e distribuídos em sessões temáticas, com a participação de cerca de 350 pessoas. O público também poderá ter acesso gratuito a oito livros dedicados ao tema e às suas vertentes.

O evento deveria ter ocorrido no ano passado, mas foi transferido para este ano e acontecerá de forma remota em função da pandemia do coronavírus.

Desde a sua primeira edição, o Sedres tem promovido a difusão dos conhecimentos científicos, tecnológicos e inovadores, que possibilitem modificar as regiões ou as comunidades, em favor do seu desenvolvimento.

A abertura do V Sedres está prevista para as 19h do dia 24 de março. Às 19h30, o Prof. Dr. José Gasca Zamora, da Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) e presidente da Asociación Mexicana de Ciencias para el Desarrollo Regional (AMECIDER – México) fará a conferência de abertura.

“É a primeira vez que esse evento acontece no Estado de São Paulo e, também pela primeira vez, temos a dimensão latinoamericana. Convidamos pesquisadores de renome para debater os temas ligados ao desenvolvimento regional”, afirma o Prof. Dr. Edson Aparecida de Araújo Querido Oliveira, coordenador da comissão científica do V Sedres e coordenador geral do Mestrado em Planejamento e Desenvolvimento Regional da UNITAU.

Discussões a respeito da RM Vale e suas cidades também integram o cronograma do V Sedres. No dia 25, por exemplo, acontecerá, das 10h30 ao meio-dia, a mesa redonda Os desafios da RMVale no contexto latinoamericano. Ao todo, 15 trabalhos da região foram selecionados, com temas que envolvem criminalidade, meio ambiente, pandemia e desenvolvimento econômico, entre outros.

“Temos temáticas bem focadas no evento, e essa participação fortalece o posicionamento da RM Vale neste contexto”, complementa o coordenador.

Participantes previamente inscritos no evento terão direito a certificados de participação. Mais informações sobre o V Sedres e links disponíveis podem ser conferidos aqui.