Mestrado profissional em educação apresenta aula magna

12/03/2021 21h33 ⋅ Atualizada em 13/03/2021 12h38

Aluno, Aula inaugural, Educação, Pesquisa, Pós-graduação

Alunos do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté (UNITAU) assistem, neste sábado, dia 13 de março, à aula magna “O mestrado profissional em educação, a formação docente e a aproximação com a escola pública”.

A atividade será conduzida, a partir das 8h30, pela Profa. Dra. Emília Peixoto Vieira, coordenadora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

“A professora Emília Peixoto Vieira é muito atuante, coordena o mestrado profissional em Educação da Universidade dela e tem muita clareza nesse processo”, afirma a coordenadora geral do curso da UNITAU, Profa. Dra. Ana Maria Gimenes Corrêa Calil.

Ana Maria argumenta que este curso é, essencialmente, transformador e colabora com um olhar para a prática docente. “O mestrado profissional assume o compromisso de ter um efeito, um impacto, e de as pesquisas causarem alguma modificação, alguma transformação nas escolas, sobretudo nas escolas públicas, que são aquelas em maior número e as que precisam de mais atenção. Essa aproximação do professor, vindo para a universidade fazer pesquisa sobre o próprio campo de trabalho, é muito importante para nós”.

Segundo a coordenadora, os novos alunos do mestrado podem esperar um curso denso, reflexivo, com muitas leituras, exercícios e palestras ao longo de dois anos. “A gente tem como objetivo pesquisas engajadas, que tragam modificações na escola. Por isso o nosso profissional tem de deixar, além da pesquisa engajada, um produto. Um site, um plano de formação para professores, um recurso didático, produtos tecnológicos. Esse professor que vem procurar o mestrado profissional se engaja em um processo de enfrentamento dos problemas da escola com o embasamento da pesquisa. Então é professor-pesquisador e pesquisador-professor. Essa dialética é muito importante para o próprio professor e para a escola”.

A aula magna será transmitida pelo zoom e pode ser acompanhada por meio desse link. Mais informações sobre o Mestrado Profissional em Educação e outros cursos de pós-graduação da UNITAU, você encontra aqui.

Foto Karina R Dias
ACOM/ UNITAU