Pró-reitoria de Extensão da UNITAU muda para o Solar da Viscondessa

12/03/2021 09h07 ⋅ Atualizada em 15/03/2021 17h16

ACONTECE, Além da Universidade, COMUNIDADE, DESTAQUE, Extensão

 

Patrimônio histórico-arquitetônico remanescente do período cafeeiro, o Solar da Viscondessa do Tremembé reforça seus vínculos com a comunidade e passa a sediar a Pró-reitoria de Extensão (PREX) da Universidade de Taubaté (UNITAU).

A cerimônia virtual que marca o novo uso do espaço acontece, a partir das 19h, da próxima segunda-feira, dia 15 de março. A transmissão da solenidade ficará a cargo da TV UNITAU pelo You Tube.

A Pró-reitora de Extensão, Profa. Dra. Letícia Maria Pinto da Costa, avalia que a nova sede permitirá um atendimento com maior qualidade à população e à comunidade universitária. A localização do imóvel, na rua XV de novembro, 851, também deve facilitar o deslocamento dos interessados.

Segundo a Pró-reitora, a ocupação do prédio vai acontecer em duas fases. A primeira delas é a instalação da PREX no piso térreo.  “A segunda fase prevê a criação de um museu do café no piso superior do solar. Vamos publicar uma portaria nomeando uma comissão de professores e especialistas em patrimônio histórico que irá nos ajudar a atingir esse objetivo”.

Atividades

A Pró-reitoria de Extensão da UNITAU desempenha um relevante papel para a população de Taubaté e de cidades da região por meio do desenvolvimento de projetos, pesquisas e atendimentos nas áreas jurídica e de saúde, entre outros.

Em 2020, por exemplo, foram realizados 168 eventos, como oficinas, fóruns, seminários, rodas de conversa e lives que atenderam 62.543 pessoas. Mesmo com a pandemia do coronavírus, as ligas acadêmicas de saúde e o Escritório de Atendimento Jurídico (EAJ) proporcionaram 13.456 atendimentos nesse período.

Já o Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais (Nupes) realizou, no ano passado, 16 levantamentos com o objetivo de colaborar para a compreensão da realidade econômica e social do Vale do Paraíba.

Também sob responsabilidade da PREX, o Sistema Integrado de Bibliotecas (SIBi), no ano de 2020, teve um investimento significativo com a aquisição da plataforma Minha Biblioteca, que reúne aproximadamente 10 mil títulos de livros eletrônicos técnicos e acadêmicos das mais diversas áreas O acervo total hoje, composto de livros, periódicos, dissertações, teses, monografias, TCCs, entre outros, totaliza 286.296 obras. O acervo do SIBi está distribuído nas bibliotecas setoriais de acordo com a área de atuação e é aberto a consultas para a comunidade em geral e empréstimos a todos os alunos, professores e funcionários.

Patrimônio

O Solar da Viscondessa do Tremembé tem suas características originais preservadas pelo Projeto Restau, da UNITAU. O imóvel é datado do século 19 e atravessou o período da opulência cafeeira, passando pelo início da industrialização, até a fase urbana e universitária.

Moradia de famílias e personalidades ilustres, como o avô do escritor Monteiro Lobato, o imóvel experimentou diferentes usos. Foi museu, ginásio, sede da reitoria da UNITAU, Departamento e Clínica de Psicologia e, mais recentemente, sede do Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH) da Universidade. O solar foi tombado pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico e Turístico (Condephaat) em 1985.

Foto Vívian Ferraz 
ACOM/UNITAU