Encontro online discute a participação da mulher na área da saúde

08/03/2021 17h54

Medicina, Evento online, Encontro Virtual, Dia da mulher, Comunidade, Acontece, UNITAU

Professoras, alunas e egressas da Universidade de Taubaté (UNITAU), irão promover o simpósio virtual “A saúde da mulher e a mulher na saúde”. A iniciativa foi idealizada pela Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA) em parceria com o coletivo feminista Rita Lobato. O evento, aberto ao público, acontece nos dias 9 e 10, às 19h. Para participar basta preencher o formulário e aguardar o link da transmissão por e-mail.

A Profa. Dra. Maria Stella Zöllner, uma das palestrantes do evento, relata que quando foi estudante do curso de Medicina, havia 80 alunos em sua turma e apenas 12 eram mulheres. Décadas depois, a participação da mulher na área da saúde se tornou mais ampla, e a capacidade da mulher como profissional médica foi levada a outro patamar. “A soma dos olhares de uma médica mais velha, como eu, e médicas mais jovens, farão com que a discussão sobre a trajetória da mulher na área da saúde seja muito rica”, comenta a professora.

Para a diretora do comitê local da IFMSA, Beatriz Camargo Gazzi, a ideia do encontro é abordar sobre a participação da mulher na área da saúde e as consequências da conquista desse espaço, associadas à dupla jornada e as cobranças impostas pela sociedade.

“A temática da mulher na saúde veio a partir da necessidade de abordarmos a participação feminina na medicina, que ganhou tanto destaque nesse momento de pandemia, em que 80% da linha de frente do combate à covid-19 é composta por mulheres. Sobre a saúde da mulher, é comum relacionarmos esse tema à saúde sexual e reprodutiva, mas, no nosso evento, o foco é na sobrecarga mental e psicológica envolvida na atuação médica que é especialmente maior nas mulheres”, explica a estudante de Medicina.

Confira a programação:

09/03 | 19h - Mesa redonda: Mulher na Medicina